O título da Copa Verde será decidido pela quinta vez consecutiva por times de Goiás e do Pará. Às 21h desta quarta-feira (23), Goiás e Paysandu vão disputar o jogo de volta da final no Serra Dourada, em Goiânia. A partida terá transmissão ao vivo da TV Brasil.
Os paraenses figuraram em todas as decisões e são donos de cinco conquistas: o Papão soma quatro títulos (2016, 2018, 2022 e 2024) e é o maior campeão; a única conquista do Remo se deu em 2021.
Os goianos, por sua vez, chegaram às últimas cinco finais, com Vila Nova (2) e Goiás (3). Antes do sucesso recente, as melhores campanhas de times do Estado haviam terminado na semifinal, com a Aparecidense-GO em 2016, o Goiás em 2019 e o Vila Nova em 2020.
Histórico de duelos
A série de embates entre goianos e paraenses começou em 2021, com a disputa entre Remo e Vila Nova. Após dois empates por 0 a 0, o Remo conquistou a Copa Verde pela primeira vez em sua história com a vitória nos pênaltis por 4 a 2.
No ano seguinte, o Vila Nova se manteve na decisão, mas enfrentou, naquela oportunidade, o Paysandu. Houve empates sem gols e depois por 1 a 1. O título foi novamente decidido nas penalidades, nas quais o Papão teve um desempenho melhor, vencendo por 4 a 3.
Já em 2023, a final é a mesma da atual edição: Goiás x Paysandu. Na ocasião, o Esmeraldino foi superior nos dois confrontos da final. Ganhou o primeiro por 2 a 0 e o segundo por 2 a 1.
Na última temporada, a decisão colocou frente a frente Paysandu e Vila Nova. Apesar da tradição de finais dos dois times, o clube paraense foi soberano e goleou os dois jogos: o primeiro por 6 a 0; e o segundo por 4 a 0.
