Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo começarão em vantagem a Série D do Campeonato Brasileiro. Pelo menos, em número de clubes. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, estes três Estados terão três representantes cada na última divisão nacional. Goianos, cariocas e paulistas tiveram um clube rebaixado na Série C do ano passado e, por isso, superam os outros rivais na quantidade de participantes.
Além do reforço dos rebaixados, os Estados de Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo ainda se estão entre os nove primeiros colocados no Ranking Nacional de Federações divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Estes nove Estados têm direito a dois representantes cada na Série D. Todos os outros Estados e o Distrito Federal se limitam a um.
Rebaixado na Série C 2014, o CRAC se juntou a Goianésia e Aparecidense que conseguiram as vagas no Goianão 2015. Botafogo e o novato Red Bull também foram bem no Estadual de São Paulo e se juntaram ao São Caetano, degolado no terceiro escalão nacional. O Duque de Caxias foi outro clube que desceu um degrau na divisão do Brasileirão. O clube fluminense terá a seu lado Resende e Volta Redonda.
O último clube que amargou o descenso na Série C foi o Treze. O clube paraibano receberá a companhia de Campinense ou Auto Esporte. O Campeonato da Paraíba, assim como do Acre e Piauí, ainda está em andamento. Entre os outros Estados que terão mais de um clube na última divisão nacional há representantes apenas do Nordeste, Sudeste e Sul.
Botafogo é um dos representantes de São Paulo que buscará o acesso na Série D do Brasileirão!A Bahia contará com a força de Colo Colo e Jacuipense. Já Pernambuco será representado por Serra Talhada e Central. Do Nordeste para o Sudeste temos Minas Gerais. Os mineiros contarão com Caldense e Villa Nova. No Sul, os catarinenses torcerão por Inter de Lages e Metropolitano. Operário, campeão estadual, e Foz do Iguaçu serão os clubes do Paraná. E do Rio Grande do Sul vem Ypiranga e Lajeadense.
Campeões!
Nesta temporada, nenhum dos seis campeões da divisão irá disputar a Série D. Vencedor do torneio em 2014, o Tombense jogará a Série C, assim como Botafogo, campeão em 2013, e Tupi, vencedor de 2011. O Sampaio Corrêa, campeão em 2012, está na Série B. Já Guarany, vencedor de 2010, e São Raimundo, campeão em 2009, não terão calendário no segundo semestre.
Entre os clubes classificados, Comercial-MS, Gama-DF, Imperatriz-MA, Operário-PR, Náutico-RR, Remo-PA e Rio Branco-ES foram campeões estaduais em 2015. Já Treze, CRAC, São Caetano e Duque de Caxias disputarão a última divisão nacional após o rebaixamento na Série C 2014. A Primeira Fase contará com grupos regionalizados para diminuir a distância das viagens e os gastos dos clubes.
Você acompanha todos os detalhes da Série D. Tabela e simulador já estão no ar. O torcedor internauta ainda terá classificação interativa, estatísticas, curiosidades, ranking de público e renda e muito mais.
Regulamento:
Os 40 clubes serão divididos em oito grupos com cinco representantes cada. Dentro dos seus próprios grupos, os clubes jogarão em partidas de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão às oitavas de final. O mata-mata será definido em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados conquistarão o acesso à Série C. Os finalistas ainda brigarão pelo título da Série D.
Confira os grupos da Série D do Brasileirão 2015:
Grupo A1
Nacional-AM
Náutico-RR
Remo-PA
Vilhena-RO
Representante do Acre
Grupo A2
Guaranii-CE
Imperatriz-MA
Interporto-TO
Santos-AP
Representante do Piauí
Grupo A3
Colo Colo-BA
Coruripe-AL
Globo-RN
Serra Talhada-PE
Representante da Paraíba
Grupo A4
Central-PE
Estanciano-SE
Goianésia-GO
Jacuipense-BA
Treze-PB
Grupo A5
Aparecidense-GO
CEOV-MT
Caldense-MG
Comercial-MS
Rio Branco-ES
Grupo A6
Botafogo-SP
CRAC-GO
Duque de Caxias-RJ
Gama-DF
Villa Nova-MG
Grupo A7
Inter de Lages-SC
Operário-PR
Red Bull-SP
Resende-RJ
Ypiranga-RS
Grupo A8
Foz do Iguaçu-PR
Lajeadense-RS
Metropolitano-SC
São Caetano-SP
Volta Redonda-RJ


















