Goleiro Santos é campeão da Liberadores - SóEsporte
Futebol

Goleiro Santos é campeão da Liberadores

O paraibano Santos, nascido em Campina Grande volta a se destacar com a camisa do Flamengo-RJ conquistando o título de campeão da Taça Libertadores da América, na vitória sobre o Athletico-PR em Guayaquil, neste sábado (29).

O Flamengo a levantar o troféu da edição de 2022 da competição, ao derrotar o Athletico-PR por 1 a 0, em Guayaquil, no Equador. Gabigol, no fim do primeiro tempo, fez o gol da taça. Este é o terceiro título do Rubro-Negro na história da competição.

Dorival Júnior é o primeiro brasileiro campeão da Libertadores como treinador, desde Renato Gaúcho, em 2017. Nas últimas três conquistadas de times brasileiros os comandantes eram portugueses (Jorge Jesus em 2019 pelo Flamengo; Abel Ferreira em 2020 e 2021 pelo Palmeiras).

Dorival é apenas o terceiro treinador nascido no estado de São Paulo, campeão da Libertadores como técnico. Mas o primeiro nascido no interior do estado. Lula, comandante do Santos nos títulos de 1962 e 1963, nasceu no litoral paulista. Muricy Ramalho campeão pelo Peixe em 2012 nasceu na capital bandeirante. 

Sem muito marketing e um sujeito que não se acha maior que os jogadores (e até mesmo que o futebol), Dorival começou a sua carreira em 2002 na Ferroviária, da sua cidade natal. Foi dali para começar uma carreira de muito trabalho e sucesso e acaba de conquistar seu terceiro título relevante no futebol brasileiro.

Ele comandou o fantástico Santos dos Meninos da Vila de Neymar e Ganso, que foi campeão da Copa do Brasil de 2010. Doze anos depois voltou a ganhar a mesma competição, agora sob comando do Flamengo. Agora conquista seu primeiro título continental, que não seja a Recopa (torneio de dois jogos, que ele foi campeão pelo Inter em 2011).

Dorival Júnior na carreira também é um papa-títulos dos Estaduais. Ganhou ste vezes, e em seis localidades diferentes.

Ganhou Catarinense (2004 pelo Figueirense), Pernambucano (2006 pelo Sport), Paranaense (2008 pelo Coritiba), Paulistão (2010 e 2016, pelo Santos), Gaúcho (2012 pelo Inter) e Paranaense (2020 pelo Athletico).

Um treinador vencedor, que aos 60 anos de idade, chega ao seu auge. E ajuda o Flamengo a vencer pela 3ª vez a Libertadores da América. Agora o Flamengo se iguala a Santos (1962, 1963 e 2010), São Paulo (1992, 1993 e 2005) e Palmeiras (1999, 2020 e 2021) como os clubes brasileiros mais vezes campeões da Libertadores (Rubro-Negro levantou o troféu em 1981 e 2019).

Treinadores brasileiros campeões da Libertadores (e onde nasceram)

» Lula (Santos/SP) – 2 títulos (1962 e 1963)

» Telê Santana (Itabirito/MG) – 2 títulos (1992 e 1993)

» Felipão (Passo Fundo/RS) – 2 títulos (1995 e 1999)

» Paulo Autuori (Rio de Janeiro / RJ) – 2 títulos (1997 e 2005)

» Zezé Moreira (Miracema/RJ) – 1 título (1976)

» Carpegiani (Erechim/RS) – 1 título (1981)

» Valdir Espinosa (Porto Alegre/RS) – 1 título (1983)

» Antônio Lopes (Rio de Janeiro/RJ) – 1 título (1998)

» Abel Braga (Rio de Janeiro/RJ) – 1 título (2006)

» Celso Roth (Caxias do Sul/RS) – 1 título (2010)

» Muricy Ramalho (São Paulo/SP) – 1 título (2011)

» Tite (Caxias do Sul/RS) – 1 título (2012)

» Cuca (Curitiba/PR) – 1 título (2013)

» Renato Gaúcho (Guaporé/RS) – 1 título (2017)

» Dorival (Araraquara/SP) – 1 título (2022)

Fotos: Marcelo Cortes / Flamengo

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.