O ministro das Comunicações, André Figueiredo, assinou, na manhã desta terça-feira (10), o termo aditivo que autoriza a migração de 53 emissoras de rádio AM para a faixa FM.
Presidentes de associações estaduais e radiodifusores de todas as regiões do Brasil compareceram à assinatura do termo aditivo, um dos últimos passos do processo de migração. As rádios agora devem apresentar uma proposta de instalação da FM e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a permissão de uso da radiofrequência. Após a liberação, as emissoras já podem começar a transmitir em FM.
A cerimônia também foi marcada pelo discurso de André Figueiredo, que, em tom de despedida, fez um balanço de sua gestão.
“Esse é um setor que trabalha muito, que investe, gera empregos e, como tal, precisa cada vez mais ter seus valores reconhecidos e ser efetivamente democratizado. Independente dos governos que estejam por vir, a área das Comunicações não pode ser subalterna a qualquer outra área”, disse Figueiredo.
Para o presidente da ABERT, Daniel Slaviero, o termo aditivo fortalece ainda mais a radiodifusão. “Nós estamos presenciando um dos fatos mais relevantes para o rádio dos últimos 50 anos. A assinatura coletiva que o ministro faz na reta final da sua gestão é fundamental para que essas emissoras e todas as outras que optaram por migrar mantenham sua competitividade. Na verdade, a migração é uma questão de sobrevivência”, ressaltou.

Ao todo, 1.388 das 1.781 rádios AM existentes no país solicitaram a mudança para FM. Desse total, 998 estão na faixa atual e 390 dependem do desligamento da TV analógica para fazer a migração na faixa estendida.
O radiodifusor José Raimundo Pereira dos Santos, diretor presidente da Rádio Paranapanema, de Pirajú (SP), fez questão de estar em Brasília para a cerimônia, que considerou um momento histórico. “Já aguardávamos esse acontecimento há muito tempo devido à expectativa de melhoria para nossa região, para a comunicação e para a radiodifusão. Esse momento é um dos mais importantes para todos os radiodifusores”, concluiu.
Confira a lista das rádio abaixo:
RÁDIO CLUBE RIO DO OURO JACOBINA-BA
RÁDIO SÃO JOSÉ ITABUNA-BA
RADIO DIFUSORA DO AMAZONAS MANAUS-AM
RADIO BOM CONSELHO BOM CONSELHO-PE
RÁDIO SOC. TRIÂNGULO MINEIRO UBERABA-MG
RADIO PRINCESINHA DO NORTE MIRACEMA-RJ
FLORESTA RADIODIFUSÃO ALTA FLORESTA-MT
RÁDIO DO COMERCIO BARRA MANSA-RJ
RÁDIO ALVORADA GUANAMBI-BA
SISTEMA PLUG DE COMUNICAÇÕES VILA RICA-MT
RADIO BARRETOS BARRETOS-SP
RÁDIO COSTA DO SOL ARARUAMA-RJ
RÁDIO PARANAPANEMA PIRAJU-SP
SISTEMA DE COMUNICAÇÕES KELLER CAMPO NOVO DO PARECIS-MT
RÁDIO SOM DA TERRA CUIABÁ-MT
RADIO CULTURA DE PARACURU PARACURU-CE
RÁDIO PLANALTO DE VILHENA VILHENA-RO
REDE TOCANTINS DE COMUNICAÇÃO PORTO NACIONAL-TO
RÁDIO BRASIL NOVO JARAGUÁ DO SUL- SC
FUNDAÇÃO L’HEFUVIITAGE SILVANIA-GO
RÁDIO AURIFLAMA DE COMUNICAÇÃO AURIFLAMA-SP
FUNDAÇÃO REDENTORISTA PARANAGUÁ-PR
RÁDIO ARARIPE S/A CRATO-CE
RÁDIO CLUBE DE LAGES LAGES-SC
RADIO ITAMARATY PIRIPIRI-PI
RÁDIO EMISSORA DE ALAGOINHAS ALAGOINHAS-BA















