Os quatro clubes do Grupo B classificados às quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro estão definidos. Na tarde deste domingo (18), Guarani-SP, Boa Esporte-MG, Botafogo-SP e Juventude-RS se classificaram para a próxima fase, enquanto os rebaixamentos de Portuguesa e Guaratinguetá-SP foram confirmados.
Líder da chave, o Guarani empatou em 2 a 2 com o Ypiranga-RS, no Colosso da Lagoa. O resultado deixou o Bugre com 38 pontos, em primeiro lugar, enquanto o time gaúcho acabou deixando o G-4. Com 28 pontos, o Canarinho acabou ficando em sexto lugar e não avançou. Éverton e Renatinho abriram o placar para o Guarani, e João Paulo e Marcelinho Paraíba empataram para o Ypiranga.
No Frederico Dalmaso, em Sertãozinho (SP), o Boa Esporte derrotou o Guaratinguetá-SP por 4 a 0, com gols de Anderson Mauro, Rodolfo e Braian Samúdio (duas vezes). Com 35 pontos, o Boa confirmou a classificação nas quartas de final, terminando a primeira fase em segundo lugar do grupo. O Guará, com apenas uma vitória na competição, ficou em último lugar, com quatro pontos, e irá jogar a Série D em 2017.
No Moacyrzão, Filipe marcou para o Botafogo-SP, e Ebert fez o gol do Macaé: 1 a 1. O Botafogo avançou às quartas em terceiro lugar, com 31 pontos. O Macaé, que brigou pela permanência na competição, terminou na oitava posição, com 16 pontos.
Fora de casa, no Romildo Ferreira, o Juventude-RS fez a sua parte diante do Mogi Mirim e se garantiu na próxima fase da competição. Com a vitória por 2 a 1, com dois gols de Hugo, o time gaúcho chegou a 30 pontos e subiu para o quarto lugar da tabela. O Mogi, que marcou com Keké, ficou na sétima posição, com 22 pontos.
A partida no Almeidão, em Tombos (MG), era decisiva para Tombense e Portuguesa. Enquanto a Lusa jogava por um empate ou por uma vitória (dependendo do resultado entre Macaé e Botafogo-SP) para não ser rebaixada, a equipe mineira jogava pelo triunfo para ir às quartas de final, mas também aguardava outros resultados. Com maior posse de bola, o Tombense abriu o placar aos 29 minutos do segundo tempo. Após chute de Ewerton Maradona, a bola sobrou para Alex, que tocou de esquerda e marcou. Aos 24 do segundo tempo, Ewerton Maradona chutou na trave, e Bileu pegou a sobra: 2 a 0. Com a vitória, o time da casa encerrou sua participação na Série C com 29 pontos, na quinta posição. Já a Portuguesa, com 14 pontos, ficou em nono lugar e irá disputar a Série D do Brasileiro no ano que vem.
