Em época passadas quando o futeb começou a ser praticado na Paraíba, os clubes eram sedeados em João Pessoa-PB, Cadelelo, Bayeu e outras cidades mais próximas do Litoral.
O futebol era praticado nas cidades do Brejo, no Planalto da Borborema e Sertão. Mas dificilmente aconteciam os confrontos entre os times das cidades distantes com as equipes do litoral.
Passaram décadas e o intercâmbio esportivo na Paraíba não acontecia. As dificuldades para deslocamento eram grandes. Os times litorâneos não queriam jogar como visitantes.
É tanto que, às primeiras vezes se um time fora eixo litorâneo aceitar jogar o Campeonato Paraibano (um torneio) foi o Treze fazendo todos os jogos como visitante..
Foram muitos anos com o litoral ditando as regras, escolhendo os campeões e durante épocas o título manipulado para não atravessar a ponte.
Até a década de 1990, o número de participantes do Litoral superava a formação das competições ditas como oficiais.
Botafogo-PB, Cabo Branco, Auto Esporte, CSP, Santos, Nacional de Cabedelo, Miramar de Cabedelo, Santa Cruz de Santa Rita (Litoral).
Treze, Campinense, Nacional de Patos, Esporte de Patos.
A realidade é que, o título do (denominado Campeonato Paraibano) ficou com os times do litoral.
Nas décadas seguintes sugiram times como Desportiva Borborema, Guarabira, Sousa, Atlético de Cajazeiras, Vila Branca, Socremo, mas muitos destes times estão desativados.


















