Homenagem a campeões mundiais de boxe terá monumento em Santos - SóEsporte
Arte marcial

Homenagem a campeões mundiais de boxe terá monumento em Santos

Escultura terá bustos dos campeões brasileiros Popó, Eder Jofre e Miguel de Oliveira. Iniciativa do Patrono dos Esportes Pepe Altstut, do Grupo Memorial Santos, contará ainda com a leitura de uma mensagem do ex-pugilista Maguila

Uma homenagem peso-pesado a três dos maiores nomes do boxe nacional será entregue ao público nesta quinta-feira, 26 de março.

O Grupo Memorial Santos, grande patrocinador do esporte no país, presenteará a cidade de Santos com o “Monumento ao Boxe”, que eternizará os três pugilistas brasileiros campeões mundiais Acelino “Popó” Freitas, Éder Jofre e Miguel de Oliveira. A escultura, com 2,5 metros de altura, é formada pelos bustos dos três boxeadores e será inaugurada às 14 horas, em frente à Arena Santos. Os três homenageados, claro, estarão presentes.

A escultura é uma iniciativa do empresário Pepe Altstut, admirador e praticante de boxe há mais de 60 anos. Considerado Patrono do Esporte por patrocinar mais de 150 atletas do ciclismo, tae-kwon-do, boxe, muaythai, MMA, maratona e pedestrianismo, Pepe decidiu homenagear os ídolos, que também são amigos próximos, ainda em vida, e foi inspirado pela instituição do Dia Nacional do Boxe, um Projeto de Lei de Popó, então deputado federal. “Eles são exemplos de pessoas e atletas, e trouxeram muitas alegrias para o Brasil. Juntos, os três pugilistas somam sete títulos mundiais. Merecem presenciar essa homenagem”, explica o empresário, que é tão apaixonado pelo boxe que tem um ringue próprio.

Popó reconhece a importância de essa homenagem vir agora. “Fiquei surpreso porque geralmente isso não vem de empresário, vem de políticos e só depois que a celebridade morre. Graças a Deus posso contemplar isso vivo, e que isso possa servir de referência para meus filhos, netos. Fiquei muito feliz e surpreso. Vou ficar agradecido pelo resto da vida, com certeza”, conta o lutador, que vem se preparando para interromper a aposentadoria e retornar aos ringues justamente em Santos.

A data de inauguração foi escolhida por Popó para coincidir com o aniversário de Éder Jofre. “Éder foi o primeiro campeão mundial de boxe do Brasil e o ex-deputado fez questão de homenageá-lo”, detalha Pepe Altstut. A iniciativa foi muito bem recebida pelo prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, que escolheu o local para abrigar a escultura: em frente à Arena Santos. Outro momento especial da cerimônia de inauguração será a leitura de uma mensagem enviada pelo ex-pugilista Maguila, que será lida por sua esposa, Irani Pinheiro.

“Essa iniciativa de reunir figuras ilustres do boxe brasileiro e mundial é uma comprovação de que o Grupo Memorial Santos, em especial o Pepe, cuida com zelo do passado desses atletas e não se esquece da importância deles para o desenvolvimento do esporte. O fato merece os mais rasgados elogios ao Grupo Memorial e ao Pepe”, reconhece o presidente da Federação Paulista de Boxe, Newton Campos.

Às vésperas de ser entregue à população, a escultura recebe os últimos retoques das mãos d o artista plástico Hugo Garcia. Cada pugilista foi recriado em fibra de vidro com textura que lembra o bronze. Os bustos serão sustentados por um monólito. “O Pepe está valorizando o esporte como nunca foi valorizado no país. Você vai pra Cuba, lá tem estátua de lutadores, nos Estados Unidos, também. Isso valoriza bastante o esporte e incentiva também”, afirma Popó.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.