Hospital Edson Ramalho faz primeira ressecção endoscópica de tumor precoce - SóEsporte
Futebol

Hospital Edson Ramalho faz primeira ressecção endoscópica de tumor precoce

Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), unidade administrada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), realizou a primeira ressecção endoscópica de tumor precoce de reto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na rede estadual, nesta quarta-feira (17). O procedimento foi feito pelo programa Paraíba Contra o Câncer e utilizou a técnica de dissecção endoscópica submucosa (ESD – do inglês endoscopic submucosal dissection), preservando o órgão do paciente e evitando colostomia definitiva.

A técnica ESD é usada em lesões precoces do trato digestivo, por endoscopia alta ou colonoscopia. O procedimento foi realizado pelo médico endoscopista e cirurgião-geral Victor Andrade e sua equipe. “A técnica ESD é um procedimento minimamente invasivo e altamente preciso que permite a retirada de tumores em peça única, preservando o órgão e garantindo uma recuperação muito mais rápida e segura para o paciente, sem a necessidade de cirurgias mutiladoras, preservando o órgão e, no caso de câncer no reto, evitando uma colostomia definitiva”.

O paciente Francisco de Assis fez uma colonoscopia há duas semanas, quando o médico Victor Andrade marcou a cirurgia de urgência após ver o exame. “Estou muito bem de saúde física e psicológica. Eu fui muito bem atendido no hospital, doutor Victor foi um gigante. Ele me preparou para o procedimento, conversou muito comigo e a equipe seguiu o mesmo padrão nota 10.Todo mundo empenhado, trabalhando com boa vontade e alegria, não só comigo mas com todos”, opinou ele, que teve alta hospitalar na tarde desta quinta-feira (18).

Pelo método cirúrgico convencional, seria necessário fazer amputação do reto e o paciente precisaria usar uma bolsa de colostomia definitivamente. Além disso, segundo o médico Victor Andrade, o procedimento seria uma cirurgia de grande porte por via abdominal, com internação de ao menos uma semana.
“Este avanço só foi possível graças à visão e ao investimento na modernização dos nossos serviços. Expresso meu profundo agradecimento à direção do Hospital Edson Ramalho, na pessoa do diretor Cícero Ludgero, à PB saúde e ao Governo do Estado pela confiança em meu trabalho e por acreditarem que a tecnologia de ponta deve estar ao alcance de todos os cidadãos. Fiquei muito feliz em fazer o procedimento e proporcionar isto a um paciente do SUS”, declarou Victor Andrade.

Marco histórico – O diretor hospitalar do HSGER, Cícero Ludgero, destacou que a realização do procedimento representa um marco histórico para a saúde pública da Paraíba. “O procedimento demonstra o nosso compromisso com a oferta de um cuidado cada vez mais qualificado, resolutivo e humanizado. A utilização da técnica ESD impacta diretamente na qualidade de vida do paciente daqui em diante. Esse avanço é fruto do investimento em tecnologia, da capacitação das nossas equipes multiprofissionais e do fortalecimento da rede estadual de atenção oncológica, garantindo ao usuário do SUS acesso a tratamentos modernos e seguros”, comentou. O HSGER é a referência do programa Paraíba Contra o Câncer na primeira macrorregião de saúde.

Para o diretor-superintendente da PB, Jhony Bezerra, o procedimento é um avanço significativo para a saúde pública da Paraíba e reforça o papel estratégico da PB Saúde na ampliação do acesso a procedimentos de alta complexidade.

“Por meio do programa Paraíba Contra o Câncer, estamos garantindo que a população seja atendida com técnicas modernas, seguras e menos invasivas. O Hospital Edson Ramalho está de parabéns pelo sucesso do procedimento. Isto é resultado de uma gestão comprometida com a qualificação da assistência, com investimento contínuo em tecnologia e valorização dos profissionais”, observou Jhony Bezerra.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.