O brasileiro Hugo Calderano tem um desafio e tanto pela frente. No próximo domingo (17/8), o mesatenista vai estrear nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, na China. A competição reúne os 32 melhores atletas da modalidade em cada naipe com idade até 18 anos. Número cinco do mundo no ranking juvenil, o carioca chega como um dos favoritos ao título.
Um outro Hugo, este bem mais experiente e com uma vasta bagagem internacional, chancelou as boas chances do brasileiro de 18 anos e comentou a evolução latente do mesatenista nos últimos anos.
“O Hugo é um dos favoritos e merece esse posto, principalmente por tudo que vem fazendo nos últimos dois anos, desde que chegou a São Paulo para treinar com a seleção. É muito determinado e inteligente. É um daqueles caras especiais, que adquire muito fácil as coisas e tem evoluído muito tática e tecnicamente”, disse Hugo Hoyama, maior ídolo da modalidade no Brasil, destacando o trabalho do técnico francês Jean-René Mounie junto ao seu xará.
“Ele é o quinto do mundo no juvenil, mas existem muitos atletas no nível dele. O trabalho do Jean-René foi muito importante para ele estar onde está hoje. Ele vem trabalhando principalmente a parte mental do Hugo, que é o que mais influencia na hora de uma medalha. Toda competição que ele participa, ele vai com tudo, quer ganhar todos os jogos. Esse é o diferencial de um campeão”, completou.
Experiência pode ajudar nos Jogos Rio 2016
Além da disputa individual, Calderano vai atrás da medalha na competição de duplas internacionais mistas, em que jogará ao lado da uruguaia Maria Lorenzetti. Para Hoyama, a experiência em Nanquim pode ajudar na preparação para os Jogos de 2016.
“Espero que ele possa conquistar essa medalha para que, além de mostrar a evolução do tênis de mesa do Brasil, ele posso elevar o sonho para 2016. Com certeza ele vai estar brigando por uma vaga com o Thiago Monteiro, o Cazuo Matsumoto, o Gustavo Tsuboi. Conquistando uma medalha em Nanquim, podemos sonhar com bons resultados em 2016. Com o trabalho que vem sendo feito e a evolução dele, podemos pensar nisso”, concluiu.
Além do quinto lugar no juvenil, Hugo Calderano ocupa a nona posição do ranking sub-21 e a 67ª no adulto. Em junho, participou do Aberto do Japão, um dos mais importantes do mundo, e foi campeão na categoria sub-21.