O atacante Hulk, da Seleção Brasileira de Futebol, que conquistou o título de campeã da Copa das Confederações, nesse domingo (30) foi homenageado.
“Antes de entrar no Maracanã, passou um filme na minha cabeça. Lembrei do tempo que batia bola descalço nas ruas do bairro Zé Pinheiro. Hoje, estou aqui recebendo esta homenagem. Parece um sonho, parece que ainda não acordei. Estou muito feliz por ter ganho a Copa das Confederações e por ter sido recebido desta forma no meu Estado. Quem me conhece sabe que onde eu ando levo a bandeira da Paraíba.”, disse o jogador emocionado.
Na ocasião Hulk recebeu o título de “Embaixador Honorário da Paraíba na Copa do Mundo 2014” e o certificado de “Expressão do Reconhecimento do Povo Paraibano”, pela brilhante participação do jogador paraibano na Copa das Confederações.
O paraibano chegou nesta segunda-feira (1º), às 10h40, no Aeroporto Castro Pinto, e passou pelas principais ruas da Capital, desfiliando no carro de Bombeiros. Agora recebe a Comenda do Governo do Estado, no Palácio da Redenção.
Logo após a solenidade, o jogador segue para Campina Grande, cidade que nasceu, e também desfila em carro aberto pela Avenida Brasília até o Parque do Povo, onde vai ser recepcionado com festa.
No ano passado, Hulk foi homenageado pelos alunos da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) e visitou a Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Vicente, onde estudou até o ano 2000, no bairro José Pinheiro, em Campina Grande.
Givanildo Vieira de Souza, mais conhecido por Hulk, começou a carreira na posição de lateral. Atualmente joga pelo Zenit, da Rússia.
Hulk deixou o Vitória com apenas 18 anos e fez carreira no Japão, no Kawasaki Frontale, Tokyo Verdy e Consadole Sapporo. Em 2008 foi transferido para o FC Porto, e, desde então, vem chamando a atenção de outros grandes clubes europeus, principalmente pela temporada 2010-11 que fez no clube português, tendo marcado 36 gols em todas as competições e se sagrado artilheiro do Campeonato Português.
Ao final, foi eleito o futebolista do ano no país. A transferência de Hulk para o Zenit St. Petersburgo foi considerada histórica por se tratar da segunda maior contratação da história envolvendo um jogador brasileiro. O atacante trocou o Porto pelo clube russo em uma transação que custou em torno de 60 milhões de euros, de acordo com a imprensa portuguesa. O topo desta lista é ocupada pelo jogador Kaká. Em 2009, o Real Madrid pagou 65 milhões de euros ao Milan pela contratação do meia.
Em 2009, foi convocado pela primeira vez, pelo então técnico Dunga, para disputar, com a Seleção Brasileira, os amistosos contra as seleções da Inglaterra e Omã. Voltou a ser convocado em 2010, pelo técnico Mano Menezes.
Em 2011, disputou dois amistosos. Já em 2012, disputou uma partida contra a Dinamarca, onde marcou seus primeiros dois gols defendo o Brasil. Neste ano voltou a defender a Seleção Brasileira para disputar a Copa das Confederações.