IBSA divulga as novas regras do Goalball com 16 alterações - SóEsporte
Especiais

IBSA divulga as novas regras do Goalball com 16 alterações

Em cenário nacional, mudanças começam a valer a partir da próxima competição, o Regional Sudeste I, em Vila Velha, no Espírito Santo
Por Tadeu Casqueira
Pelotas/RS
A Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA – sigla em inglês) divulgou as novas regras do Goalball para o período de 2014-2017. Em breve, a CBDV divulgará a tradução oficial completa das regras.
As alterações já estarão em vigor a partir do Regional Sudeste I de Goalball, que será realizado em Vila Velha, no Espírito Santo, de 02 a 06 de abril de 2014.
Confira abaixo todas as 16 mudanças.
1. Terceiro arremesso consecutivo: Extinto da regra.
2. Time out e substituição: Agora são quatro (4), salvo exceção.
Obs: Cada equipe tem direito a pedir quatro (4) time out/substitution por jogo. Mas, um (1) tem que acontecer obrigatoriamente no primeiro tempo. Caso não aconteça, prevalece os três (3) pedidos no segundo tempo.
3. Ball over: Toda bola bloqueada pela defesa que sair pela lateral da quadra já na área neutra, agora é ball over e não blocked out, como antes.
Obs: Esta regra surgiu para evitar que aquela bola bloqueada quase no centro da quadra “estourasse” em 10 segundos nas mãos dos árbitros ou juízes de linha.
4. Área de defesa ou equipe: Agora é denominada “Área de orientação”.
Obs: A nomenclatura mudou devido à mudança na regra seguinte, de defesa ilegal.
5. Illegal defense: Agora os atletas podem defender até a linha dos 6 metros, também conhecida como “linha do high ball”.
Obs: Prevalece a mesma regra: pelo menos uma parte do corpo do atleta defensivo deve estar tocando a linha.
6. Eyeshades: Após o anúncio da substituição, o atleta que sai pode retirar a sua venda.
Obs: Ele deve esperar que a arbitragem finalize o anúncio caso contrário, a penalidade será aplicada como anteriormente.
7. Team penalties: Todas as penalidades de equipe: o técnico da equipe adversário escolherá o defensor.
Obs: Só podem ser escolhidos um dos três (3) atletas que estiverem em quadra, exceto a penalidade que acontece antes do início da partida, na qual qualquer atleta poderá ser escolhido.
8. Dez segundos: O cronômetro será zerado apenas quando a bola cruzar o centro da quadra.
Obs: Foi possível observar no torneio em Montreal (Canadá) que esta regra mudou completamenta o tempo de reação ofensivo das equipes. A ação de cada atleta foi mais rápida no ajuste desta regra, porque não bastava lançar antes dos 10. Agora tem que lançar e fazer a bola cruzar o centro da quadra antes dos 10 segundos.
9. Gol contra/Own goal: Caso aconteça em situação de penalidade, com a equipe favorecida, o comando será “out” e esta equipe perderá a posse de bola.
10. Officials time out: Serão três (3) principais finalidades para este comando da arbitragem: clarification, equipament check e noise. O comando simples apenas de “officials time out” vem para situações nas quais a paralisação é rápida.
Obs: Clarification: esclarecimentos entre árbitros/árbitros e técnicos/árbitros e atletas. Equipament check: reparos na
quadra, tênis desamarrado, chão molhado. Noise: barulho externo.
11. Unsportmanlike conduct/Conduta antidesportiva: A reicidência da atitude (duas vezes), pelo mesmo atleta em uma partida, acarreterá em EJECTION (EXPULSÃO).
Obs: Uma vez que seja constatado que o atleta esteja molhando a bola propositalmente, passando-a pelo corpo, esta penalidade também será aplicada.
12. Illegal coaching/Instrução ilegal: Ao ocorrer pela segunda vez na mesma partida e a arbitragem não tenha a certeza de que integrante veio a instrução ilegal (na certeza de que veio do banco), a ejeção será aplicada na seguinte ordem: 1º) Técnico; 2º) Auxiliar técnico; 3º Outro staff que esteja no banco; 4º Atleta sendo escolhido do menor para o maior número do uniforme.
13. Bola “out”: A partir de agora uma bola arremessada será considerada fora quando a sua maior parte (circunferência) passar pela linha lateral e não “toda a bola”, como antes.
14. Checagem de vendas: Caso seja necessário trocar ou reparar os óculos, a arbitragem não fará mais isso. Fica por responsabilidade total das equipes.
Obs: Uma vez que o técnico substitua imediatamente o óculos com problema, nada acontece e a partida segue normalmente. Caso contrário, terá um tempo de 45 segundos para solucionar. Se ultrapassar este tempo, delay of game/atraso de jogo.
15. Conduta para início da partida – Line up: Árbitros checarão a line up preenchida pelas equipes e estarão conferindo todos os integrantes no banco.
Obs: Caso um técnico liste um staff, por exemplo, este tem que estar no banco. Caso não esteja, team delay of game. Se houver um número no banco acima do que foi listado na line up, team delay of game.
16. Warm up/Aquecimento: Se a bola de uma equipe cruza a linha central em direção ao adversário uma vez, warning (única situação). Caso aconteça uma segunda vez, Unsportmanlike Conduct. Será acumulativo, considerando o aquecimento para o primeiro e segundo tempo.
Descrição: O trio masculino brasileiro defendendo um arremesso nos Jogos de Londres-2012. A área de defesa também mudou na nova regra (Foto: Marcio Rodrigues/CPB)

Imprensa CBDV

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.