Em jogo que envolveu duas equipes rebaixadas da Série B em 2011, o Icasa bateu o Duque de Caxias no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte. A vitória por 2 x 1 só foi conquistada nos acréscimos da partida. Naylhor abriu o placar aos 18, e Edmário, aos 30 minutos ainda da primeira etapa, empatou o jogo. No segundo tempo, o Icasa fez substituições que colocaram o time à frente e, de tanto tentar, conseguiu um pênalti aos 44 minutos, quando Fernando saiu de forma atrapalhada e derrubou atacante do Icasa. A penalidade foi um prêmio à maior agressividade do time cearense na etapa final. Na cobrança, o volante Elanardo bateu o penal com paradinha e o árbitro mandou voltar o lance. Na segunda tentativa, Elanardo, porém, o a torcida pôde comemorar o gol que teimava em não sair. Elanardo chutou no canto direito do goleiro Fernando, que se deslocou para o esquerdo e a bola entrou.
Com a vitória, o Icasa precisa apenas do empate no Rio de Janeiro para selar seu retorno à Série B nacional. Ao Duque, basta um triunfo por 1 x 0. Placar de 2 x 1 invertido leva decisão aos pênaltis e qualquer outra derrota por um gol de diferença (3 x 2, 4 x 3, 5 x 4…) classifica o time cearense.
O jogo de volta está marcado para a quinta-feira da próxima semana, no Estádio Marrentão, na Baixada Fluminense, às 19h.
Confira abaixo um resumo do jogo e, logo após, Ficha Técnica e Lance a lance feito em tempo real.
PRIMEIRO TEMPO
Jogando no 3-6-1, o Icasa saiu para o jogo pelos lados. Aos 18 minutos, Luís Mário cobrou falta da direita, levantando na área. A bola quicou à frente do goleiro Fernando e sobrou para Naylhor no segundo pau somente escorar para o gol, abrindo o placar no Romeirão. Mas o Duque reagiu. Aos 25, Valdir cobrou falta da intermediária e a bola passou pelo goleiro e caiu rápido batendo no travessão. Aos 30, o gol de empate. Bruno Veiga cruzou da esquerda, de pé direito, e encontrou no meio da área seu companheiro Edmário, que tocou de cabeça e a bola entrou no canto esquerdo de João Paulo.
SEGUNDO TEMPO
O Icasa começou o segundo tempo pressionando. Aos 8 minutos, Elanardo cobrou falta e a bola passou perto do gol. Aos 20, Canga conseguiu entrar na área pelo lado esquerdo e ficou de cara com o goleiro Fernando. O chute forte, porém, foi defendido pelo arqueiro fluminense, que colocou a escanteio. Aos 27, Thiago Baiano entrou na área pelo lado direito e teve o pé esquerdo tocado por defensor do Duque de Caxias. Jogadores do Icasa pediram pênalti, mas o árbitro nada marcou.
Querendo a vitória, Francisco Dia colocou o Icasa para frente, quando tirou o zagueiro Gilberto e colocou o meia Rafinha. A partir desta mudança, ocorrida aos 37 minutos da etapa final, o Icasa pretendia empurrar o Duque de Caxias para seu campo de defesa. Já o Duque de Caxias, satisfeito com o empate conquistado no primeiro tempo, permaneceu com postura defensiva e apostou nos contragolpes. Até que o time fluminense teve uma chance perto dos 40 minutos, com Bruno Veiga, que avançou pela esquerda da área, cortou para o meio e chutou para boa defesa do goleiro João Paulo.
Porém, mandando no jogo, o Icasa foi de novo à frente e teve uma grande chance aos 43 minutos, quando Canga fez fila na zaga fluminense e bateu forte para o gol, exigindo uma defesaça do goleiro Fernando. O gol que premiou o time que mais buscou a vitória sairia no minuto seguinte. Aos 44 minutos, o goleiro Fernando saiu do gol de forma atrapalhada e derrubou atacante do Icasa. O árbitro marcou pênalti, que Elanardo teve de bater duas vezes (na primeira, o volante deu uma paradinha) para fazer o gol da vitória icasiana.
FICHA TÉCNICA
Icasa-CE x Duque de Caxias-RJ
01 de novembro de 2012 – 21h (horário de Brasília-DF)
Série C 2012 – Quartas-de-final – Ida
Estádio: Romeirão – Juazeiro do Norte-CE
Árbitro: Edmar Campos da Encarnação (AM)
Auxiliares: Adson Márcio Lopes Leal (BA) / Pedro J. Santos de Araújo (AL)
Icasa: João Paulo; Naylhor, André Turatto e Gilberto; Thiago Baiano, Da Silva, Elanardo, Rossini (Éder-Intervalo), Luiz Mário(Lima, 18/2T) e Carlinhos; Canga.
Técnico: Francisco Diá
Duque de Caxias:
Fernando;Valdir,Sergio Rafael,Edmário,M. Goiano,M. Vinícius, Juninho, Jéferson e Charles, Bruno Veiga,André Gomes.
seriec.com.br
