Indicação de time amazonense para Copa SP causa polêmica entre times - SóEsporte
Futebol

Indicação de time amazonense para Copa SP causa polêmica entre times

A indicação do time amazonense para a disputa da Copa São Paulo de 2023 está causando polêmica entre os próprios clubes. A Federação local indicou um clube, que sequer foi finalista do Estadual sub-19, o que causou revolta entre os melhores da competição.

Sem definição do campeão do Amazonense sub-19 deste ano, em virtude dos imbróglios na justiça desportiva, a Federação Amazonense de Futebol (FAF), para não deixar o futebol amazonense sem representante na Copinha acabou indicando o Fast Clube campeão do Amazonense sub-19 do ano passado, na última quinta-feira, no prazo limite pela Federação Paulista de Futebol (FPF) para a Copinha.

A decisão da federação revoltou os times finalistas do estadual, no caso São Raimundo e Princesa do Solimões, que jogaram todo o campeonato e ficaram com o sonho de participar da maior competição de base do futebol nacional.

A final do Amazonense Sub-19 ainda não tem data para acontecer, e a FAF precisou interferir e indicar um clube.

O presidente em exercício da FAF, Pedro Augusto, enviou ofício para a Federação Paulista para ver a possibilidade de o estado do Amazonas ter dois representantes na Copinha. Caso a resposta seja negativa, São Raimundo ou Princesa será o representante do estado na edição de 2024 da Copa São Paulo.

Para o diretor das categorias de base do São Raimundo, Cícero Júnior, a forma mais justa e coerente seria pelo menos convocar os dois times finalistas do certame, principalmente o Tufão da Colina, que tem uma campanha incomparável na temporada.

“Faltou um pouco de tato em lidar com a questão da campanha das equipes finalistas do campeonato Sub-19. Falo em nome do São Raimundo, em especial a nossa campanha. Não foi justo, porque levou em conta apenas o campeão, que já foi campeão, já participou inclusive da Copa São Paulo deste ano. A federação poderia muito bem levar em conta a melhor campanha do São Raimundo, pois tem de fato potencial para isso, mostrou dentro de campo com 10 jogos e 10 vitórias”, disse o dirigente ao site Sports Manaus.

“Acho que no mínimo poderia ocorrer, seria a federação chamar ambos os finalistas, que ganharam a vaga, sendo o São Raimundo dentro de campo e o Princesa no tribunal para um sorteio. Pensando no lado holístico da justiça, isso deveria ser o mais adequado e não simplesmente declarar o Fast como representante do Amazonas. Queria muito o São Raimundo nisso, mas acho que o mínimo que poderia ter acontecido pela federação era chamar as equipes e em um sorteio definir a vaga”, completou o diretor das categorias de base do São Raimundo.

No lado do Princesa do Solimões, o clube publicou nota em uma rede social e disse que tem vergonha da forma que o Amazonense Sub-19 deste ano foi tratado, com vários atrasos e indo parar no tribunal em diversas oportunidades.

“A vaga, que seria destinada ao campeão do Campeonato Amazonense Sub-19 de 2022, que tem como postulantes o Princesa e o São Raimundo, em data, local e horário ainda a ser definido, foi entregue de bandeja ao campeão da categoria do ano passado. Repudiamos essa decisão e temos vergonha de como foi tratado o campeonato de base sub-19 deste ano, com vários atrasos e trocas de locais que ocorriam muitas vezes em cima da hora, prejudicando o andamento dos trabalhos das equipes”, escreveu a agremiação.

O Amazonense sub-19, que é conhecido localmente como Barezão sub-19, foi paralisada na justiça desportiva, devido a escalação irregular do Sul-América, que foi denunciada justamente pelo Fast Club, que caiu nas quartas de final para Sul-América.

Na Justiça Desportiva, o Sul-América foi excluído antes mesmo de jogar a semifinal com o Princesa, que avançou direto a decisão. Com isso a final ficou entre São Raimundo e Princesa do Solimões.

Mas as finais ainda não foram marcadas por parte da Federação local. O último jogo da competição que ocorreu dentro de campo foi em 29 de setembro, quando o São Raimundo se tornou finalizar, ao derrotar o JC Futebol Clube por 3 a 0.

Na Copa São Paulo deste ano, os estados do Acre, Amapá, Amazonas e Roraima, todos do Norte do país, foram os únicos tiveram apenas um time participando.

Unidade federativa do Brasil mais recente – criada apenas em 1989, e sem nenhuma tradição futebolística (nunca teve clubes na Série A e B do futebol brasileiro e desde 2011 não tem nenhum time na Série C), na Copinha teve dois representantes em 2022. Amazonas neste século teve o São Raimundo na Série B (jogou entre 2000 e 2006) e terá dois clubes na próxima edição da Série C – Manaus e Amazonas.

Pernambuco, Bahia, que estiveram com cinco times na competição, e o Rio de Janeiro com sete participantes. O torneio é organizado pela Federação Paulista e privilegia os seus filiados – foram 56 times do estado bandeirante na Copinha de 2022.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.