O Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais, do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério do Esporte, está executando o projeto denominado ME Laudos que visa construir, com a participação de diversos atores, novas diretrizes para a melhoria contínua dos estádios de futebol do Brasil.
É com esse propósito que uma equipe do Instituto fará uma visita aos três principais estádios da Paraíba, o José Cavalcante, em Patos, o Amigão, em Campina Grande; e o Almeidão, em João Pessoa.
A visita da equipe técnica de quatro pessoas começa nesta sexta-feira pelo Estádio José Cavalcante, em Patos. No sábado, dia 10, será vez do Estádio Amigão, em Campina Grande; e na segunda-feira, dia 12, o Estádio Almeidão, em João Pessoa. A equipe técnica avaliará os aspectos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica,
Segurança e Incêndio e Higiene e Vigilância Sanitária e provavelmente solicitará o acendimento da iluminação do estádio por cerca de 10 min. A visita visa somente à coleta de dados, já que o Projeto ME Laudos não se destina a restringir ou inviabilizar a utilização de qualquer estádio de futebol, como também todos os dados coletados são de caráter sigiloso, ou seja, de uso privativo do projeto.
Na visita, que será acompanhada pelos administradores dos estádios e ainda o Sr. Jáder Ribeiro da Silva, da Assessoria Jurídica da FPF, os técnicos vão analisar as condições de segurança, conforto, acessibilidade e higiene a partir de dados estatísticos advindos dos laudos técnicos, emitidos na forma da regulamentação da Portaria ME nº 238/2010, e das informações obtidas em visitas técnicas aos estádios de futebol, definidos pelo ME. Em seguida serão elaboradas recomendações normativas específicas para estádios de futebol visando a sua melhoria continua.