Por Tadeu Casqueira
Rio de Janeiro
Numa partida taticamente perfeita a Seleção Brasileira de Futebol de 5 venceu a China por 1 a 0, na manhã desta terça-feira (4), na Riverbank Arena, em Londres. O gol da vitória do Brasil foi marcado pelo melhor jogador do mundo, Jefinho, no final do primeiro tempo. Com o resultado a equipe Canarinho se classificou para as semifinais da competição, e segue em busca do tricampeonato Paralímpico.
Com a derrota a atual vice-campeã paralímpica foi eliminada da competição, terminando em terceiro lugar no grupo B, atrás de Brasil e França, que venceu a Turquia por 1 a 0.
O Jogo
Ao contrário dos outros jogos o técnico Ramon Pereira entrou com uma equipe com apenas um atacante, com: Fábio; Glédson, Cássio, Bill e Jefinho. O melhor jogador mundo desde 2010, não se intimidou com a retranca chinesa e partiu para cima do adversário com jogadas ousadas, dribles e chutes perigosos.
Logo no primeiro minuto de jogo, o craque brasileiro costurou a defesa da China, mas na hora do chute errou a bola. Com quatro minutos, investida do camisa 7, que arriscou com perigo após nova jogada individual.
Os asiáticos não levavam perigo e a defesa brasileira conseguia trocar passes na diagonal procurando Jefinho. Aos dez minutos de jogo, o técnico Ramon trocou o atacante brasileiro por Ricardinho, e o ritmo continuou o mesmo. O melhor do mundo de 2006 entrou endiabrado, e com três minutos em quadra fez bela jogada e chutou com perigo.
Aos 16 minutos, Cássio, que fez partida implacável na marcação, se aventurou no ataque e obrigou o goleiro a fazer excelente defesa, com um chute no contrapé. O gol brasileiro estava amadurecendo e Ricardinho fez nova jogada e mais uma vez arriscou para fora.
A cada chance que o Brasil criava o técnico Chinês se exaltava ainda mais à beira da quadra. A situação piorou mais ainda para os asiáticos quando Jefinho, aos 22 minutos, em linda jogada pela esquerda, passou por dois e chutou com força da entrada da área sem chances para o goleiro, fazendo 1 a 0 para o Brasil.
Na segunda etapa, o Brasil voltou com a mesma vontade e com 30 segundos de jogo, Cássio arrancou e chutou com força para defesa de Xu. A China tentava chegar ao ataque com Zhoubin Wuang, que assustou a meta de Fábio com uma finalização que foi à esquerda do gol.
O resultado positivo dava a classificação brasileira sem ter que depender do resultado de França x Turquia, e com o final de jogo se aproximando o técnico Ramon fez novas mexidas. Além do rodízio entre Jefinho e Ricardinho, Marquinhos entrou no lugar de Glédson. Os dois seguraram a bola no ataque e ajudaram a equipe brasileira a conquistar a vitória.
Pelo grupo A, Argentina e Espanha empataram em 0 a 0, e aguardam o jogo entre Grã Bretanha e Irã para terem a situação definida na competição.
Grupo A
1º Espanha – 5 pontos (2 de saldo)
2º Argentina – 5 pontos (2 de saldo)
3º Grã Bretanha – 2 pontos (0 de saldo)
4º Irã – nenhum ponto (-4 de saldo)
Grupo B
1º Brasil – 7 pontos (5 de saldo)
2º França – 5 pontos (1 de saldo)
3º China – 4 pontos (3 de saldo)
4º Turquia – nenhum ponto (-9 de saldo)
Última rodada – 4 de setembro
Brasil 1 x 0 China
França 1 x 0 Turquia
Espanha 0 x 0 Argentina
Grã Bretanha x Irã – às 11h45
CBDV
![](https://soesporte.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Logo-320x91-1.png)