João Cabral Batista, um grande homem - SóEsporte
Futebol

João Cabral Batista, um grande homem

batistaJoão Cabral Batista nasceu em 22 de junho de 1918, na cidade de Natal (RN), mas construiu toda a sua vida política e familiar em João Pessoa, cidade onde mora desde 1936. Começou sua vida profissional como gráfico. Foi funcionário da Imprensa Oficial de Natal e do Jornal A República, no Rio Grande do Norte. Em 1936, já em João Pessoa, trabalhou como linotipista, paginador e chefe de oficina nos jornais A União, O Norte e Correio da Paraíba.

Sua vocação política fez com que fundasse o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de João Pessoa, do qual foi presidente durante 18 anos. Em 1947, nas primeiras eleições municipais após o Estado Novo, o ‘gráfico comunista’, como ficou conhecido na época, foi candidato a vereador pela União Democrática Nacional (UDN), e obteve a maior votação do pleito na Capital (974 votos).

Cabral Batista foi parlamentar por 38 anos, presidindo a Câmara de Vereadores de João Pessoa por oito vezes, sendo sete consecutivas – da 20ª à 26ª legislatura, voltando à presidência na 28ª legislatura. Como presidente da Câmara de Vereadores, foi empossado como prefeito de João Pessoa, por 30 dias, em 03 de julho de 1974.

João Cabral Batista assumiu a Prefeitura por mais quatro vezes. Foi vice-prefeito de 1985 a 1988. Numa das oportunidades em que assumiu como prefeito iniciou o plantio do coqueiral de Tambaú. Também foi secretário de Turismo da Capital e presidente do Instituto de Previdência do Município. Também comandou a Federação Carnavalesca de João Pessoa por muitos anos, sempre vibrando a cada desfile do Carnaval Tradição. Pelos serviços prestados à sociedade pessoense e pela luta que travou em defesa dos mais pobres, recebeu várias homenagens em vida, uma delas foi ter dado nome ao conjunto habitacional Cabral Batista, construído no Bairro dos Novaes. Sem dúvida, sua trajetória política marcou gerações, um exemplo de liderança popular.

Partiu para a eternidade, hoje à tarde, o pai de Raul, Rivaldo, Luiz Carlos, Rômulo, Rosângela, Rivailda, Joseneide, Josebete, Joselanda, Andréa, Adriana e Elana, avô de muitos netos. Um grande homem, um grande pai.

Por

Andréa Batista

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.