João Victor Nunes de Cáceres estudante do Colégio Objetivo, 16 anos, vem despontando na modalidade. Os resultados expressivos, que vem conquistando dentro de sua faixa etária, o colocam numa posição privilegiada no cenário enxadrístico corumbaense. No mês passado, ele foi campeão dos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul (JOJUMS) e conquistou o direito de representar o Estado na fase nacional dos Jogos da Juventude, em João Pessoa (PB), em novembro, e será acompanhado por Augusto Samaniego que será técnico do MS.
João Cáceres disputou cinco partidas, com quatro vitórias e um empate. Na última rodada ele enfrentou um adversário de Aquidauana. Os dois com a mesma pontuação [3.5 pontos], quem ganhasse era o campeão. João disputou o JOJUMS porque obteve a vaga ao se sagrar vice-campeão dos Jogos Escolares Corumbaenses (JEC’s) realizados este ano. O JOJUMS foi disputado no dia 20 de setembro, em Campo Grande, e a equipe corumbaense contou com o apoio da Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Esportes (Funec).
João Cáceres, nome usado nas competições, é bicampeão da competição escolar sul-mato-grossense. Em 2012, ele ganhou os Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (JEMS), na faixa-etária de 12 a 14 anos, e representou MS em Poços de Caldas, em Minas Gerais. O estudante do 2º ano do Ensino Médio ainda é tricampeão dos Jogos Escolares Corumbaenses.
Por equipes João Cáceres e Vítor Abreu da Escola Tenir, a hegemonia estadual de Corumbá é maior ainda, foi o terceiro título.
Técnico da equipe corumbaense nos Jojums, Augusto Samaniego – que preside o Clube de Xadrez Pantanal (CXP) – destacou a importância da conquista de João Cáceres. “Foi uma excelente atuação, foi uma competição muito difícil este ano, havia enxadristas de Campo Grande; Aquidauana; Três Lagoas, além de Corumbá, disputando o título. O nível técnico estava muito alto”, argumentou.
Nível internacional
Concentrado para a disputa nacional na capital paraibana, o jovem enxadrista vem numa crescente na carreira. Só este ano, participou de competições nacionais no Rio de Janeiro, disputas no próprio Estado e conquistou no primeiro semestre de 2014 o Elo FIDE – pontuação da Federação Internacional de Xadrez necessária para o início de uma carreira profissional. João jogou um torneio fechado, específico para fazer o FIDE, foram nove partidas para formar o rating.
Com experiência internacional no currículo enxadrístico, agora as chances são muito boas para trazer uma medalha inédita dos Jogos da Juventude – Fase Nacional. João Cáceres e Augusto Samaniego técnico do MS embarcam dia 04 de novembro junto com a Delegação do MS para João Pessoa/PB.

















