Até segunda-feira, o João Pessoa Espectros está recebendo a visita de Nickolas Lobo e Gustavo Campos, dois quarterbacks do São Paulo Storm para sessões de treinos com o técnico Brian Guzman. O Storm é um dos principais times do país, tendo sido vice-campeão nacional em 2009. Em 2013, o time chegou à semifinal do Brasileiro, mas perdeu justamente para o Espectros.
Atual coordenador ofensivo da Seleção Brasileira, Brian Guzman tem se destacado como um especialista em treinar quarterbacks bem sucedidos. Três pupilos seus, Rinaldo Mitref, Rodrigo Dantas (ambos do Espectros) e Daniel Pereira (Cuiabá Arsenal) chegaram à Seleção Nacional.
É exatamente esse invejável currículo que atraiu para João Pessoa Nickolas e Gustavo para quatro dias de treinos intensivos com Brian e alguns jogadores do Espectros.
“Foi a possibilidade de ter acesso ao conhecimento que o ‘coach’ Brian possui e que pode nos ser passado que nos trouxe a João Pessoa. Eu espero aprender tudo o que ele está nos passando, para desenvolver e evoluir as minha habilidades no futebol americano”, afirmou Nickolas, ou Nick, como é mais conhecido.
Já para Gustavo Campos, o interesse em treinar com Brian Guzman começou há bastante tempo:
“Quando eu participei do training camp da Seleção Brasileira, em 2011, vi que havia dois quarterbacks do Espectros entre os convocados, o Rinaldo Mitref e o Rodrigo Dantas, que eram o titular e o reserva do time, e eu observei que eles eram muito bons, daí eu pensei: ‘nossa, se um time consegue colocar o dois QBs no nível de Seleção Brasileira algum segredo devem ter’. Eu nem sabia que quem treinava eles era o Brian, mas desde então mantive contato, e agora surgiu essa oportunidade de vir treinar aqui e aprender todos os segredos da posição. Eu estou buscando realizar um sonho, que é voltar para a Seleção e me firmar na posição e para isso tenho investido no que há de melhor, contratei um personal trainer e esse intercâmbio em João Pessoa é parte desse processo”, contou Gustavo.
Desde ontem, sexta, até segunda-feira, os visitantes farão treinos táticos e técnicos no gramado e na praia, os treinos serão próprios vídeos e aprenderão a fazer análise de vídeos de jogos, também serão acompanhados em treinos físicos específicos para a posição de quarterback, em uma academia da cidade. É um verdadeiro intercâmbio intensivo sobre a posição mais importante do futebol americano.
O técnico do Espectros pretende repetir a dose e disse que está aberto receber também jogadores de outras posições:
“Apesar de ser uma prática comum nos Estados Unidos, essa é uma das primeira experiências no Brasil de jogadores que viajam com fim específico de fazer esse tipo de intercâmbio esportivo. Pretendemos que aconteça mais vezes e estamos abertos a ensinar outras posições, desde que, claro, tenhamos o conhecimento específico para trabalhá-las”,explicou Brian.
A programação conta com o apoio de parceiros do Espectros, como o CNA Ruy Carneiro, o Grupo hoteleiro Casa Branca e a academia Red Zone.
Confira a programação da visita:
SEXTA-FEIRA (05-06)
12H45 – CHEGADA NICK LOBO (AEROPORTO CASTRO PINTO)
13H15 – ALMOÇO NICK
15H – CHEGADA GUSTAVO CAMPOS (AEROPORTO CASTRO PINTO)
16H – CHECK IN (POUSADA CASA BRANCA III)
18H30 – VISITA SALA DE VÍDEO DO ESPECTROS (CNA RUY CARNEIRO)
19H – VISITA ACADEMIA / AVALIAÇÃO FÍSICA (REDZONE ACADEMIA)
20H – RETORNO HOTEL / NOITE LIVRE
SÁBADO (06-06)
07H30 – FOOTWORK / LIFTING (REDZONE ACADEMIA)
12H – ALMOÇO
13H – SESSÃO DE VÍDEO DIA 1 (CNA RUY CARNEIRO)
15H – MECÂNICA, POCKET DRILLS, ROTAS DE PRECISÃO (PRAIA DE TAMBAÚ)
17H30 – PÔR DO SOL (PRAIA DO JACARÉ)
18H30 – RETORNO HOTEL / NOITE LIVRE
DOMINGO (07-06)
07H30 – DRILLS DE TRANSFERÊNCIA / LIFTING (REDZONE ACADEMIA)
11H30 – ALMOÇO
14H – TREINO COM O JOÃO PESSOA ESPECTROS (SEST/SENAT)
16H30 – RETORNO HOTEL
19H – SESSÃO DE VÍDEO DIA 2 (POUSADA CASA BRANCA III)
20H30 – NOITE LIVRE
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
SEGUNDA-FEIRA (08-06)
07H30 – LIBERAÇÕES / ALONGAMENTO (REDZONE ACADEMIA)
10H – CLÍNICA: COBERTURAS, CHAVES, CONCEITOS, LEITURAS (CNA RUY CARNEIRO)
12H – ALMOÇO
13H – CHECKOUT HOTEL
15H – WORKOUT EM CAMPO: ROTAS DE TIMING, PLAY ACTION, ROLLOUTS, SCRAMBLE
(CAMPO A DEFINIR)
Liga Nordeste
O Espetros estreará na Superliga Nordeste jogando contra seu principal rival no nordeste, o Recife Mariners, no jogo marcado para o dia 20 de junho às 15h no Almeidão, em João Pessoa.
A volta do Espectros à capital é fruto de uma parceria do time com o Governo do Estado da Paraíba. No último sábado, 30 de maio, o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, divulgou em primeira mão, utilizando seus perfis nas redes sociais, que o Almeidão seria a casa do Espectros na temporada 2015.
“Mais boas notícias para a Paraíba! O João Pessoa Espectros, equipe paraibana de futebol americano, é, ao lado do Flamengo-RJ, a equipe brasileira com mais jogadores convocados para disputar a Copa do Mundo de Futebol Americano pela nossa seleção. Isso nos dá um orgulho danado. (…) Esse ano, o Almeidão receberá os jogos do Espectros, garantindo um apoio considerável por parte do Governo do Estado, e tenho certeza de que viveremos excelentes momentos por lá. Vida longa!”
E o Almeidão receberá na estreia um jogo digno da sua grandeza, Espectros e Mariners voltam a se encontrar depois de jogarem a final da Superliga Nordeste em dezembro do ano passado na Arena Pernambuco, onde a vitória do Espectros por 38 a 12 garantiu o quinto título de campeão nordestino ao time de João Pessoa e o classificou para a final do Campeonato Brasileiro.
O presidente da equipe, Guto Sousa, espera um bom público para esse reencontro com a torcida da capital.
“Nos últimos dois anos, realizamos jogos em Bayeux e especialmente em Santa Rita; mas, apesar da acolhida da população e dos poderes públicos dessas cidades, grande parte da nossa torcida de João Pessoa não estava comparecendo as jogos. Precisamos de um bom público nessa reestreia em casa. O futebol americano é um esporte onde o barulho da torcida pode fazer a diferença dentro de campo, quando impede a comunicação dos adversários, mas como o Almeidão é muito grande, vamos precisar de todo o apoio possível.”, afirmou.
Adversário vem com craques da Seleção Americana
O Recife Mariners atua há nove anos e já chegou a duas decisões regionais, tendo perdido ambas para o João Pessoa Espectros, o que por si só já alimenta uma grande rivalidade entre as equipes. Ano passado, o Mariners se tornou o primeiro time de outro estado do Nordeste a derrotar o Espectros, em partida no Estádio dos Aflitos, quando contou com grande atuação dos americanos Drew Banks e T. L. Edwards.
Essa semana, a rivalidade ganhou contornos de disputa internacional, com a confirmação de Banks e Edwards na Seleção Americana que vai disputar a Copa do Mundo de futebol americano em julho, nos Estados Unidos. Dessa forma, o jogo de abertura da Superliga Nordeste pode se tornar uma espécie de prévia da semifinal do Mundial, pois caso o Brasil, que conta com sete jogadores e dois treinadores do Espectros, chegue a essa fase, fatalmente cruzaria com os Estados Unidos, grandes favoritos a ganhar o título mundial pela terceira vez seguida.
João Pessoa Espectros e Recife Mariners, que estão no Grupo Sul da Superliga ao lado do Sergipe Bravos e do Vitória (BA).
Os ingressos antecipados podem ser encontrados a partir da quarta-feira (03) no CNA Ruy Carneiro ou com os jogadores do Espectros ao preço de R$ 20 reais (inteira) e R$ 10 (meia).
Isabela Prado
