João Pessoa será palco do lançamento de catálogo - SóEsporte
Futebol

João Pessoa será palco do lançamento de catálogo

João Pessoa será palco do lançamento de catálogo

sobre prêmio nacional de jornalismo Abdias Nascimento

Nos próximos dias 27 e 28 de março, na sala de treinamento e educação do prédio-sede da Fecomércio-PB (Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo),  vizinha ao Sesc, Centro em João Pessoa, a partir das 18h, acontecerá o lançamento do catálogo da 1ª Edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento e do vídeo-documentário com os melhores momentos e entrevistas do evento.

Na ocasião, a jornalista Angélica Basthi, coordenadora do prêmio e da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), e Edson Verber, diretor do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba e membro da coordenação da Cojira-PB, irão coordenar um debate sobre “A participação negra na mídia contemporânea”.

O Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento é uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, e é promovido em parceria com as Cojiras da Paraíba, Alagoas, São Paulo, Distrito Federal e o Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Rio Grande do Sul, vinculados aos respectivos sindicatos de jornalistas locais e à Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas).

O objetivo da premiação é estimular uma cobertura jornalística mais expressiva sobre a população negra brasileira. Lançando em 2011, a primeira edição mobilizou as redações do país. Foram mais de 150 trabalhos inscritos divididos em sete categorias: Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Mídia Alternativa ou Comunitária, Internet, Fotografia e Especial de Gênero.

Perfil

Abdias Nascimento foi senador da República e um ícone no combate ao racismo no país. Nascido em 1914, desenvolveu vasta produção intelectual como ativista, político, pintor, escritor, poeta, dramaturgo. Natural de São Paulo, participou dos primeiros congressos de negros no país. Já no Rio de Janeiro, criou o Teatro Experimental do Negro (TEN) na década de 1940.

Como jornalista, foi repórter do Jornal Diário, além de ter trabalhado em vários periódicos. Fundou o Jornal Quilombo e também é filiado no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro desde 1947. Pressionado pela ditadura, se exilou nos Estados Unidos durante 13 anos. De volta ao Brasil, ocupou os cargos de Deputado Federal e Senador da República. Foi professor emérito da Universidade de Nova York e Doutor Honoris Causa por várias instituições de ensino superior, entre elas, a Universidade de Brasília e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Faleceu aos 97 anos na noite de 23 de maio de 2011.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.