Trave aumentou 66 centímetros na largura e 14 na altura. Mudança vale para este ciclo paralímpico e Brasil já começou a preparação para se adaptar o quanto antes com as novas medidas.
Uma alteração na regra do Futebol de 5 deixou a comissão técnica e atletas em alerta para o início do novo ciclo paralímpico. O aumento da trave para 3,66m x 2,14m – antes era 3m x 2m – foi motivo de atenção na I Fase de Treinamento da seleção brasileira, realizada de 08 a 16 de julho, em São Paulo.
O técnico Fábio Vasconcelos, que vestiu a camisa 1 do Brasil por 10 anos, prevê dificuldades na defesa. No entanto, ele acredita que o novo tamanho vai ser bom para os brasileiros, já que é uma seleção acostumada a marcar muitos gols ainda com o tamanho antigo.
– A tendência é sair mais gols e como o Brasil é uma seleção muito ofensiva, é possível que a gente possa marcar mais gols, mas com certeza a dificuldade na defesa vai ser bem maior e a gente pode acabar levando mais também. Nossa defesa sempre fui muito sólida e de levar poucos gols, mas com o aumento dessa trave não vai ser fácil – prevê o treinador.
Outro que acredita que o Brasil possa ter a vida facilitada no ataque é o craque Ricardinho. O melhor jogador do mundo afirma que o aumento será benéfico para os dois lados, mas espera que a Seleção consiga se adaptar para aproveitar bem durante as partidas.
– Sem dúvida essa mudança na trave vai beneficiar os atacantes. Os goleiros vão ter que se adaptar, mas eu acredito que é para os dois lados, e o time que conseguir produzir mais em termos ofensivos vai ter uma vantagem. Vamos procurar nos adaptar em tentar utilizar desse recurso a mais – espera Ricardinho.
Enquanto os atacantes vibram com o aumento do alvo, os jogadores de defesa são mais cautelosos e já começam a pensar em alternativas para evitar os perigos que possam surgir durante os jogos.
– O atacante vai encontrar mais uma brecha, vai ter um espaço maior para chutar ao gol. A dificuldade que defesa vai ter é que vai ter que trabalhar mais em conjunto, jogar mais fechada e marcar sempre colada com o atacante – analisou Marquinhos.
O primeiro teste que o Brasil vai ter com a nova trave será na disputa da Copa América de Futebol de 5 de 25 de novembro a 04 de dezembro, em Santiago, no Chile. O evento vale vaga no Campeonato Mundial IBSA, marcado para junho do ano que vem em Madrid, na Espanha.