Os jogadores profissionais brasileiros de esportes eletrônicos encerrarão o ano em ritmo de celebração. De acordo com o ranking 2012 publicado hoje pela associação SC2 Earnings, o faturamento dos atletas do Brasil no ano cresceu mais de 400%.
Este valor equivale aos prêmios em dinheiro obtidos em torneios profissionais com o jogo StarCraft II, a principal categoria de esporte eletrônico em volume de prêmios e em quantidade de torneios de acordo com a associação ProGaming Tours. Foram mais de 18 mil dólares ganhos em campeonatos de StarCraft II pelo mundo, frente a pouco mais de 3 mil dólares em 2011.
O número de brasileiros que entrou para a lista dos 100 atletas das Américas mais bem pagos com o jogo também aumentou. O ranking 2012 possui nove representantes do nosso País, enquanto 2011 contou com apenas dois. A lista nacional deste ano é encabeçada pelo jogador de Natal Aderson “Potiguar” Jamier, que conseguiu se classificar como o 10º atleta de StarCraft II das Américas que mais faturou em 2012.
O destaque latino do ranking fica para o jogador chileno Felipe “KiLLeR” Zúñiga, que se classificou como o 3º atleta de StarCraft II das Américas que mais faturou em torneios profissionais, superando inclusive estrelas mundiais do jogo, com o norte-americano Greg “Idra” Fields.