Jordi Ribera busca talentos para o handebol brasileiro nos Jogos Escolares Natal 2013 - SóEsporte
Futebol

Jordi Ribera busca talentos para o handebol brasileiro nos Jogos Escolares Natal 2013

diocesano jordiO treinador da seleção brasileira masculina de handebol, o espanhol Jordi Ribera, está na capital potiguar para acompanhar os Jogos Escolares da Juventude Natal 2013, etapa para jovens com idade entre 12 e 14 anos. O desejo do treinador é atualizar o cadastro nacional de atletas da modalidade e selecionar jovens da categoria para os acampamentos nacionais de handebol do ano que vem, sob supervisão da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).

Jordi Ribera pretende assistir às partidas de todos os estados durante os Jogos Escolares, em uma média de sete por dia, e registrar a atuação dos jogadores. O objetivo dele é analisar o trabalho realizado pelas escolas do Brasil e a evolução do handebol escolar. “Nosso interesse é recrutar jovens de todo o país e levá-los para um treinamento específico, voltado para o padrão da Seleção Brasileira, além de estimular a prática do esporte”, informou Jordi.

Desde 2012, três acampamentos de handebol foram realizados com jovens alunos-atletas descobertos nosJogos Escolares ou indicados pelas federações através de critérios técnicos. Desse processo, foram revelados talentos como o armador-esquerdo da seleção brasileira, Raul Campos, medalha de prata em duas edições dos Jogos Escolares.

Este ano, parte dos atletas que representaram o país no Mundial Júnior, na Bósnia-Herzegovina, e no Mundial Juvenil, na Hungria, também participou de edições anteriores dos Jogos Escolares da Juventude. O Brasil ficou em sexto e nono lugar, respectivamente, nessas competições, os melhores resultadosalcançados pelas categorias.

Histórico – Á frente da seleção neste ciclo olímpico, esta não é a primeira passagem de Jordi Ribera por quadras nacionais. Ele treinou a Seleção entre 2005 e 2008. Dois anos antes, havia treinado a Argentina. Depois de deixar o Brasil, após os Jogos Olímpicos Pequim 2008, o técnico ficou à frente de equipes espanholas por quatro anos. Atualmente, Jordi tem contrato com a CBHb para comandar a Seleção masculina até os Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016.

O treinador ainda foi o responsável por um projeto da Federação Internacional de Handebol (IHF) para a descoberta de jovens atletas em diversos países. Na Guatemala e no México, por exemplo, utilizou formato parecido com o que realiza aqui no Brasil, com o objetivo de contribuir para o crescimento handebol.

soesporte/COB

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.