Aparaibana Jucilene Sales de Lima, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, disputa o lançamento do dardo no Campeonato Sul-Americano de Cartagena, na Colômbia, de olho na vaga para o Mundial de Moscou, em agosto. Jucilene, que compete em Cartagena neste sábado (6/7), a partir das 18 horas (pelo horário de Brasília), está a apenas 2 centímetros da marca necessária para garantir presença na seleção brasileira em Moscou – em junho, no Troféu Brasil, a atleta lançou a 61,98 m, muito perto dos 62,00 m do índice A da IAAF.
“Tudo tem sua hora certa”, diz a lançadora. “No início do ano, lançava a 57,00 m. Depois, fui para 58, 59, 60, cheguei a 61,98 m no Troféu Brasil e igualei o recorde brasileiro. Agora, pretendo melhorar minha marca e conseguir a vaga definitivamente”, afirma Jucilene, que está qualificada para Moscou com o índice CBAt e o índice B da IAAF – se vencer o Sul-Americano, também se garante no Mundial.
“Já fui campeã sul-americana juvenil, campeã sul-americana sub-23 e agora quero ser também campeã sul-americana adulta”, diz a lançadora, devota de São Jorge, que não se separa da medalha do Santo Guerreiro. “É meu santo protetor, guerreiro como eu. Está sempre comigo, aonde quer que eu vá. E vai me dar forças em mais esse desafio.”
Para o técnico João Paulo Alves da Cunha, também do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, o objetivo de Jucilene em Cartagena é claro: tentar ganhar o título e a vaga em Moscou. “Após o Troféu Brasil, ela passou por uma fase de treinos fortes. Com a aproximação do Sul-Americano, fomos adaptando o treinamento e agora a Jucilene está em período competitivo, com boas condições de ir bem na disputa.”