Duas brasileiras disputaram as eliminatórias do lançamento de dardo e Jucilene Lima foi quem mais ficou perto de se classificar. Depois de ficar na sexta colocação do Grupo A, ela foi ultrapassada por nove participantes do Grupo B e terminou na 15.ª colocação. Apenas as 12 primeiras colocadas se classificavam. A brasileira fez 60,14 m, 80 cm a menos do que Madara Palameika, da Letônia, que ficou com a 12.ª vaga na final.
Jucilene Lima participou do Grupo A, o primeiro a ser disputado na eliminatória do lançamento de dardo. Depois de queimar a primeira tentativa, a brasileira fez 60,14 m na segunda e 58,79 m na terceira. O resultado deu a ela o sexto lugar na classificação da chave e a deixou com esperanças de se classificar entre as 12 melhores.
“Foi uma prova boa. Eu queria mesmo ter vindo no Grupo B. Eu vim no Grupo A, fiquei em sexto e agora tenho que rezar para que consiga ir para a final. Eu acho que com minha marca vou brigar, não é muito boa nem muito ruim, fica entre as 12 melhores, por aí. O meu primeiro eu queimei porque a pista é muito rápida, mas no segundo eu fui bem. No terceiro fiz um pouco mais de força, só que puxei para baixo e não foi muito bom. Agora vou cruzar os dedos para ir para essa final olímpica que é meu sonho. Foi bem difícil chegar aos Jogos, estou sem receber há oito meses, mas a família me ajudou muito. E consegui chegar aqui, não é fácil”, explicou a atleta.