Kamila Valieva faz bela apresentação após caso de doping e se emociona
Kamila Valieva, de apenas 15 anos, fez uma bela apresentação no programa curto do individual feminino nesta terça-feira (15) pelas Olimpíadas de Inverno e se emociona após escândalo de doping.
Valieva encantou o mundo no último dia 06 durante sua apresentação do programa curto da patinação artística dos Jogos Olímpicos de Pequim, na China. Competindo na parte individual da prova por equipes, ela conseguiu a nota de 90,18, ficando muito perto do recorde mundial, que é dela mesma, 90,45.
Contudo, a adolescente foi fortemente frustrada ao descobrir que testou positivo para uma substância proibida em dezembro de 2021 – O caso só veio à tona após a competição por equipes da patinação artística em Pequim 2022. Nos últimos dias, ela manteve sua rotina de treinos mesmo sem saber se poderia participar do programa curto.
Mesmo com todo o escândalo em volta da russa, ela foi autorizada a patinar após a anulação da suspensão provisória pela Corte Arbitral do Esporte (CAS). O fato de Valieva ter 15 anos pesa, e a CAS entende que há menos dano em liberá-la para competir e, eventualmente, caso seja julgada culpada, anular qualquer resultado posteriormente.
Hoje (15) foi realizado a primeira etapa, 30 patinadoras se apresentaram no programa curto. As 24 melhores se classificaram para a final, onde será apresentado o programa longo – na quinta-feira (17), a partir das 7:00h (horário de Brasília).
A russa obteve a melhor nota entre as 24. Muito aplaudida, Valieva começou a chorar ainda no gelo. Recebeu nota 82,16, quase 10 a mais do que a japonesa que, até então, liderava.
Com a melhor pontuação, Valieva avançou para o primeiro. Além dela, Anna Scherbakova, da Rússia, ficou em segundo com 80,20, e a japonesa Kaori Sakamoto, com 79,84 em terceiro. Scherbakova e Sakamoto tiveram suas melhores notas da temporada. Valieva ficou 10 pontos abaixo do que sabe fazer.
Na apresentação de hoje, a russa errou o primeiro salto, saindo desequilibrada de um triplo Axel. Depois, foi perfeita, fazendo a partir dali uma das melhores exibições da história, aplaudida a cada elemento bem-sucedido. Ao fim da apresentação, foi ovacionada pelo público presente no ginásio, composto principalmente por membros de delegações dos Jogos e jornalistas. Foi notável a emoção de Valieva.
![](https://soesporte.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Logo-320x91-1.png)