Kane disputa sexta final da carreira para encerrar seca de títulos
A final da Euro 2024, neste domingo, traz à tona a curiosa busca de Harry Kane pelo primeiro título da carreira. Reconhecido como um dos principais centroavantes de sua geração, o camisa 9 da seleção inglesa disputa sua sexta final da carreira em busca de um resultado inédito.
Finais disputadas por Harry Kane
Copa da Liga Inglesa 14/15
Chelsea 2 x 0 Tottenham
Champions League 18/19
Tottenham 0 x 2 Liverpool
Euro 2020
Itália 1 (3) x (2) 1 Inglaterra
Copa da Liga Inglesa 20/21
M. City 1 x 0 Tottenham
Supercopa da Alemanha 23/24
B. de Munique 0 x 3 RB Leipzig
Além dos cinco citados acima, Kane também teve o vice-campeonato da Premier League 2016/17, vencida pelo Chelsea. Aos 30 anos, o atleta chega ao fim de sua 14ª temporada como jogador profissional tendo disputado todas suas decisões por Tottenham (não conquista um troféu desde 2008) e Inglaterra (não é campeã desde 1966). O vice que mais surpreende foi justamente o mais recente.
“Zica” no Bayern de Munique
Zica é uma gíria brasileira associada a azar, falta de sorte e infortúnio, mas qualquer definição do termo ainda parece pouco para o que Harry Kane viveu no Bayern de Munique. O clube alemão é o quinto time da Europa com mais títulos conquistados na história. É disparado o maior vencedor da Bundesliga, com 32 troféus, contra cinco dos Borussias Dortmund e Mönchengladbach.
O Bayern de Munique não terminava uma temporada sem nenhuma taça desde 2012. Mas Kane, apesar dos incríveis 44 gols e 12 assistências em 45 jogos, conseguiu não ser campeão em 2023/24.
Em sua estreia no futebol alemão, o vice-campeonato para o RB Leipzig, entrando no segundo tempo e não evitando os 3 a 0 sofrido pelo Bayern. Na Copa da Alemanha, o time foi eliminado na segunda fase pelo modesto Saarbrücken, da terceira divisão. Na Champions, caiu na semifinal para o campeão Real Madrid. E na Bundesliga, sucumbiu à campanha histórica do Bayer Leverkusen e terminou na terceira posição.
Pressão de todos os lados
Além da busca por seu primeiro troféu, Harry Kane lida na Euro 2024 com muita pressão na imprensa. Capitão da seleção inglesa, que tem como único título a Copa do Mundo de 1966, o centroavante chegou a rebater comentários de ex-jogadores e comentaristas sobre a Inglaterra.
A equipe de Gareth Southgate deixou a desejar na maior parte da Eurocopa, praticando um futebol pouco convincente, o que intensificou a pressão. E as críticas se estenderam a Kane. Alguns veículos da imprensa local cogitaram a entrada de Watkins na equipe, barrando o jogador do Bayern, antes do jogo contra a Holanda. O ex-jogador Gary Lineker, quarto maior artilheiro da seleção inglesa, direcionou as críticas ao atacante.
“
Com toda a honestidade, acho que Harry Kane precisa fazer muito melhor. Sua movimentação tem sido mínima. Ele está caminhando em campo e isso não vai ajudar.
— Harry Kane
Ao fim da temporada de clubes, mesmo com números impressionantes pelo Bayern de Munique, Harry Kane foi duramente criticado. A lenda do clube alemão Dietmar Hamann questionou a importância do camisa 9 no time titular.
— O time fica pior se jogasse o Mathys Tel no lugar dele? Não seria melhor mandá-lo de volta e recuperar os 100 milhões(de euros)? Quantos títulos ele já ganhou? — questionou o ex-volante.
Apesar da pressão recebida, o jogador demonstra tranquilidade sobre o assunto. Após assinar com o Bayern de Munique, tratou com naturalidade a questão dos títulos.
— Muita gente fala dos troféus e do porquê eu vim aqui, mas no fim das contas foi para melhorar, para sentir uma pressão nova de ter que ganhar títulos todos os anos, de ter que ir longe na Liga dos Campeões. Se quiser conviver com os melhores atacantes e os melhores jogadores do mundo, tenho que jogar na Liga dos Campeões e lutar por títulos — disse Kane.
Neste domingo, Kane e a seleção inglesa terão pela frente a Espanha, equipe de melhor campanha da Euro 2024 até aqui. Além da seca que o persegue na carreira, o craque pode pôr um fim ao jejum de 58 anos da Inglaterra.
