Objetivo é reconhecer e preservar a importância nas esferas culturais e esportivas, além de valorizar a identidade e tradição dos seus torcedores

O governador João Azevêdo sancionou o projeto de lei que reconhece o Treze como patrimônio histórico, cultural e imaterial da Paraíba. O texto foi publicado na edição desta sexta-feira (3) no Diário Oficial do Estado (DOE).
A proposta é de autoria do deputado Dr. Romualdo (MDB), no mês de julho. O objetivo é reconhecer e preservar a importância nas esferas culturais e esportivas, além de valorizar a identidade e tradição dos seus torcedores.
De acordo com a lei sancionada, é considerado como patrimônio material o estádio Presidente Vargas, sede física do Treze, por conta do seu valor histórico e representatividade comunitária. Já o patrimônio imaterial inclui o conjunto de práticas, tradições, eventos e manifestações culturais e esportivas vinculadas ao clube, reconhecidas como expressão da identidade esportiva e cultural da comunidade.
Fundado em 7 de setembro, o Treze completou 100 anos de história em 2025. Se fora de campo, o Galo da Borborema alcançou esse feito significativo, dentro das quatros linhas, a equipe alvinegra acumulou resultados frustrantes, com a eliminações precoces nos Campeonato Paraibano e na Série D do Brasileiro.
Com informações do arenacorreio
