O soesporte.com.br continua com sua missão de informar compartilhando o que tem apurado através das fortes e informantes sobre os acontecimentos esportivos e de lazer. Agora que estamos caminhando para o final de mais uma temporada estamos trazendo um levantamento dos campeonatos estaduais, mostrando o campeão, artilheiro, vice-campeão, resultado da fase final e o time rebaixado de cada Estado, tem como fonte a wikipedia.org.
No Acre o campeão foi o Rio Branco-AC, que chegou ao 45º título, sendo bicampeão. O artilheiro foi Alexandre Matão (Rio Branco-AC) com 14 gols. O Rio Branco disputou a competição com o Galvez, vencendo o primeiro jogo, como visitante por 2×1 e marcou 2×0 na partida final, fazendo a festa com sua torcida. O Náuas foi rebaixado no futebol acreano para a segunda divisão.
Em Alagoas, o CRB comemorou o primeiro lugar chegando ao 28º título. Mas, o artilheiro da competição foi Daniel Cruz (Santa Rita), com 11 gols. Na fase final, o Galo da Pachuçara enfrentou o Coruripe, empatando o jogo de ida (1×1), mas na volta, com a presença do seu torcedor o Galo marcou 2×0. Dois times foram rebaixados em Alagoas: CEO e Sport Atalaia.
No Amazonas deu Nacional mais uma vez. Este foi o 43º título nacionalino que chegou ao bicampeonato. O artilheiro foi Charles (Fast) que marcou 13 gols. O Nacional decidiu o título estadual com o Princesa do Solimões, vencendo o jogo de ida, na casa do adversário por 1×0. O Nacional mostrou sua força na volta ganhando por 2×1. Rio Negro e Operário foram rebaixados para a segunda divisão.
O Amapá viu o Santos festejar seu 4º título, e ainda sendo o tricampeão. Mas que comemorou a artilharia foi Adriano Miranda (Ypiranga), ao lado de Deco (Macapá), cada um com cinco gols. O Treze quase coloca gostou ruim na festa do campeão. No primeiro jogo o Santos perdeu por 1 a 0, como visitante, mas devolveu o resultado na condição de mandante. O título só veio nas cobranças de pênaltis com vitória santista por 4×3. O futebol amapaense não teve rebaixado.
Na Bahia deu o Bahia Esporte Clube. O tricolor chegou ao 46º título, sendo bicampeão e ainda ficou com o artilheiro, seu Kieza com oito gols. Na decisão com o Vitória da Conquista, uma grande surprese. O time do interior venceu por 3×0. Mas, o Bahia não decepcionou na última partida, jogando como mandante venceu por 6×0. Foram rebaixados: Catuense e Serrano.
No Ceará o campeão foi o Fortaleza que chegou ao 40º título. Mas os artilheiros foram Núbio Flávio (Icasa) e Assisinho (Ceará), com 10 gols, cada um. Na decisão, o Fortaleza venceu o Ceará por 2×1 e empatou com o seu maior rival: (2×2). Horizonte e São Benedito caíram para a segunda divisão.
No Distrito Federal, o Gama levantou o troféu, chegando ao 11º título estadual. O não faltou em Brasília foi artilheiros. Èder (Luziânia),Héverton (Brasília), Luiz Carlos (Brasiliense) e Thiago Miracema (Gama), com seis gols cada um. O Gama venceu o Brasília 3×0 na ida e voltou a vencer na final por 1×0, para fazer a festa. Ceilandense e Samambaia foram rebaixados para a segunda divisão.
O torcedor capixaba viu o Rio Branco-ES chegar ao 37º título. Mas o artilheiro do futebol do Espírito Santo foi Washington Baiano (Sport-ES) com nove gols. Na decisão com a Desportiva Ferroviária, o Rio Branco-ES venceu o jogo de ida por 1×0 e precisou só empatar o segundo jogo (1×1). Foram rebaixados Castelo, Vitória-ES e Colatina.
Em Goiás, o principal troféu ficou com o Goiás Esporte Clube que já chegou ao 25º título. O artilheiro foi Nonato (Goianésia) com dez gols. Para comemorar o título o Goiás venceu o Aparecidense por 2×0, a ida e empatou na última partida (1×1). Com Grêmio Anápolis e Caldas Novas foram para a segunda divisão.
No Maranhão, o Imperatriz comemorou a conquista do título e foi apenas seu segundo. O artilheiro foi Rubens (Imperatriz) com oito gols. Para comemorar a conquista da competição, o Imperatriz penou, pois perdeu o jogo de ida para o Sampaio Corrêa por 2×1 e teve de mostrar marra na partida de volta ganhando por 3×0. Balsas, Expressinho e Sabia foram os rebaixados.
Em Minas Gerais, o Atlético Mineiro fez a festa e comemorou o 43º título na sua história. Mas, a torcida do Galo viu o atacante Leandro Damião (Cruzeiro) ficar como artilheiro marcando nove gols. Na decisão, em Belo Horizonte, o Atlético Mineiro só empatou com a Caldense (0x0) e teve de vencer como visitante, em Poços de Caldas, fazendo 2×1. Democrata-GV e Mamoré foram os rebaixados para a segunda divisão.
No Mato Grosso, o Cuiabá foi campeão. Com isso, o time comemorou o tricampeonato e o 6º título. O artilheiro foi Cabixi (Poconé) com oito gols. O Cuiabá venceu o Operário-MT por 1×0 e precisou apenas do empate no jogo de volta (1×1). Foram rebaixadas Sinop e Cacerense para a segunda divisão.
No Mato Grosso do Sul o campeão foi o Comercial-MS que chegou ao 9º título. Os artilheiros Carlos Júnior (Ivinhema) e Preto (Águia Negra) com oito gols cada um. Na primeira partida o Comercial-MS empatou com o Ivinhema (0x0). Na partida de ida, como visitante o Comercial venceu o Ivinhema por 3×2. O CENE e o Ubiratan foram rebaixados para a segunda divisão.
O Pará o Remo foi bicampeão, completando o 44º título na sua história. O artilheiro foi Rafael Paty (Remo) com sete gols. Na grande final o Remo venceu o Independente por 2×0. Gavião e Castanhal foram os rebaixados para a segunda divisão.
Na Paraíba, o Campinense foi o campeão. A Raposa chegou ao 20º Título. O artilheiro foi Rafael Oliveira (Botafogo-PB, foto) com 15 gols. Os rebaixados foram Lucena e Miramar-PB para a segunda divisão.
O Pernambuco viu o Santa Cruz ser o campeão. O tricolor do Arruda chegou ao 28º título. O artilheiro foi Kiros (Porto) com 19 gols. Na decisão final, o Santa Cruz empatou com o Salgueiro (0x0). Na partida final, o Santa Cruz derrotou o Salgueiro por 1×0. Foram rebaixados Vera Cruz e Ypiranga para a segunda divisão.
O Piauí teve o Ríver-PI como bicampeão e o seu 29º título. O River ainda teve o artilheiro Eduardo (Ríver-PI)ao lado de Lekão (Parnahyba), ambos com seis gols. O Ríver-PI venceu os dois turnos. O 4 de Julho foi o rebaixado para a segunda divisão.
O Paraná assistiu o Operário-PR chegar ao 1º título. O artilheiro foi Rafhael Lucas (Coritiba) com 12 gols. O ganhou do Coritiba por 2×0, em Ponta Grossa e voltou a ganhar do Coritiba por 3×0, em Curitiba. Foram para a segunda divisão Nacional-PR e Prudentópolis.
No Rio de Janeiro o campeão foi o Vasco da Gama que completou o 23º título na sua história. O atacante Fred (Fluminense) foi o artilheiro com 11 gols. O Vasco derrotou o Botafogo duas vezes, fazendo 1×0, na partida de ida e 2×1 no jogo de volta. Nova Iguaçu e Barra Mansa rebaixados para a segunda divisão.
No Rio Grande do Norte o campeão foi o América de Natal, que chegou ao 35º título e o segundo consecutivo. O artilheiro foi Kayke (ABC) com 12 gols ABC. O América de Natal empatou (1×1) com o ABC e venceu os abcedistas por 1×0. O Força e Luz foi o único rebaixado para a segunda divisão.
O campeão de Rondônia foi Genus que conquistou o seu 1º título. O artilheiro foi Cabixi (Vilhena) com nove gols. O Genus venceu o Vilhena por 2×1 e voltou a vencer o Vilhena por 4×3 na última partida. Não teve rebaixados.
Em Roraima o Náutico-RR foi o campeão, sendo o segundo na sua história. O artilheiro foi Rafael Barros (São Raimundo-RR) com 12 gols. O Náutico-RR venceu os dois turnos. Não teve rebaixamento e São Raimundo-RR o vice-campeão.
O Rio Grande do Sul o Internacional foi o campeão, sendo penta campeão chegando ao 44º título. O artilheiro foi Michel (Passo Fundo) com 11 gols. O Inter empatou com o Grêmio (0x0), no primeiro jogo, mas o Internacional ganhou do Grêmio por 2×1, na partida de volta. Foram rebaixados Avenida, União Frederiquense e Caxias.
Em São Paulo o campeão foi Santos que chegou ao 21º título. O artilheiro também foi santista,
Ricardo Oliveira (Santos) com 11 gols. Na partida de ida, o Santos perdeu para o Palmeiras por 1×0. Mas, o time do Santos ganhou do Palmeiras por 2×1, na partida final, com a decisão indo para o penais e a vitória santista por 4×2. Portuguesa, Penapolense, Bragantino e Marília foram rebaixados para a série A2.
O futebol de Santa Catarina teve o Figueirense como campeão que chegou ao 17º título. O artilheiro foi Vitinho (Guarani de Palhoça) com 11 gols. Para ser campeão o Figueirense empatou duas vezes com o Joinville (0x0). Guarani de Palhoça e Marcílio Dias foram os rebaixados para a segunda divisão.
Em Sergipe, o campeão foi o Confiança. Aliás bicampeão e o 20º título na história do clube. O artilheiro foi Da Silva (Estanciano) com 9 gols. O Confiança venceu o Estanciano na partida de ida e ganhou de Confiança 4×0 no jogo de volta. Boquinhense e Coritiba foram rebaixados para a segunda divisão sergipana.
Em Tocantins, o Tocantinópolis foi o campeão, que chegou ao 3º título. Batata (Araguaína) e Gean (Guaraí) foram os artilheiros com nove gols, cad aum. Para ser campeão o Tocantinópolis empatou duas vezes com o Interporto (0x0). Os rebaixados para a segunda divisão foram Tocantins e Guaraí.


















