Remodelada, competição introduz avanços que ampliam oportunidades de participação e reforçam seu papel na formação e socialização de jovens atletas
Liga de Desenvolvimento CBF Transforma 2025
Maxi Franzoi / CBF
Começou na última sexta-feira, no Rio Grande do Sul, a 7ª Edição da Liga de Desenvolvimento CBF Transforma, tradicional competição de base organizada anualmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com apoio da CONMEBOL.
A Liga, que segue até 3 de abril, ocorre pelo segundo ano consecutivo na região metropolitana de Porto Alegre, em parceria com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Grêmio e Internacional. Os clubes cederam seus centros de treinamento para a realização das partidas: o CT Hélio Dourado (Grêmio), em Eldorado do Sul, e o CT Morada dos Quero-Queros (Internacional), na cidade de Alvorada.
Além de aproveitar a excelente infraestrutura esportiva disponível, a manutenção da sede da última edição do torneio visa contribuir para a recuperação da economia local, fortemente impactada pelas enchentes de 2024, incentivando a demanda por fornecedores e serviços do setor de eventos e destacando, ainda, a resiliência e a bravura do povo gaúcho na reconstrução da região.
Liga de Desenvolvimento Masculina Sub-13Créditos: Maxi Franzoi / CBF
Fomento do Futebol de Base
Estabelecida em 2017, a Liga de Desenvolvimento CBF Transforma se consolida a cada ano como uma das principais competições de base do futebol brasileiro, sendo a única organizada pela CBF nas categorias Sub-13 Masculino, Sub-14 e Sub-16 Feminino.
Além de preservar a essência de uma competição de alto nível, que oferece uma plataforma estruturada para a formação de jovens atletas, nesta edição a Liga introduz avanços que ampliam as possibilidades de participação e promovem valores sociais.
A começar por um novo formato que promove a igualdade de oportunidades, com todas as 24 equipes, em suas respectivas categorias, disputando cinco partidas durante a competição, sem a possibilidade de eliminação precoce. Esse modelo, baseado em uma fase de grupos seguida de uma fase final disputada em diferentes séries, permite que os times, e consequentemente os(as) atletas, tenham mais tempo em campo para aprimorar suas habilidades e o seu talento, além de promover uma experiência competitiva mais justa e inclusiva.
Liga de Desenvolvimento Feminina Sub-14Créditos: Maxi Franzoi / CBF
A mudança, que representa um salto de 48 para 60 na quantidade de partidas organizadas, reflete o compromisso da CBF em priorizar, nas categorias de base, o desenvolvimento integral em detrimento do desempenho esportivo, proporcionando que atletas tenham oportunidades reais de evolução, independentemente do resultado final dos jogos.
Reforçando o caráter formativo da competição, bem como o combate ao racismo no esporte, também estão previstas palestras educativas, que contarão com a participação de representantes do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, da Odabá e do Ministério Público do Trabalho (MPT). As atividades serão realizadas na sede da Federação Gaúcha para cerca de 600 participantes, entre atletas e comissões técnicas, e incluirão letramentos, debates e exibição de vídeos sobre os protocolos antirracismo da FIFA, já implementados pela CBF.
E para encerrar a competição com chave de ouro, no último dia (03/04) serão disputadas as grandes finais das 3 categorias da Liga, em meio a uma festa de confraternização que contará com a participação das 24 equipes participantes do torneio.
Liga de Desenvolvimento Feminina Sub-14Créditos: Maxi Franzoi / CBF
O evento, marcado por atividades lúdicas relacionadas à cultura do futebol, como futevôlei e futmesa, garantirá um ambiente descontraído, enquanto medalhas e troféus coroarão os destaques da competição. A iniciativa simboliza o espírito da Liga: transformar o esporte em uma ferramenta de integração social, em que valores como respeito, amizade e solidariedade são tão importantes quanto os resultados em campo.
Primeira fase: emoção e surpresas nos gramados
Realizada entre os dias 28 e 30 de março, a primeira fase da Liga de Desenvolvimento foi marcada por fortes disputas, que definiram as equipes que seguem na disputa por uma vaga na Festa CONMEBOL Evolução, competição internacional de base do continente sul-americano que será realizada em agosto no Paraguai.
Na categoria Sub-13 Masculino, classificaram-se para a fase decisiva Flamengo-RJ, Atlético-MG, Fluminense-RJ e Palmeiras-SP, com destaque para a equipe rubro-negra, a única a vencer todas as três partidas disputadas na primeira fase.
No Sub-14 Feminino, Ferroviária-SP, Internacional-RS, Grêmio-RS e São Paulo-SP continuam na disputa pelo título. As gurias gremistas contam com 100% de aproveitamento, incluindo uma vitória no clássico disputado contra o Inter, válido pela segunda rodada.
Por sua vez, na categoria Sub-16 Feminino avançaram Ferroviária-SP, Internacional-RS, Corinthians-SP e Grêmio-RS, tendo as guerreiras grenás a melhor campanha da primeira fase, com 3 vitórias em 3 partidas disputadas.
Nesta terça-feira, 01/04, acontecem as semifinais. Confira os confrontos decisivos:
Sub-13 Masculino
Grêmio-RS x Cuiabá-MT (CT Hélio Dourado – Campo 2, 08h)
Santos-SP x Botafogo-RJ (CT Hélio Dourado – Campo 3, 08h)
Flamengo-RJ x Atlético-MG (CT Hélio Dourado – Campo 2, 09h45)
Fluminense-RJ x Palmeiras (CT Hélio Dourado – Campo 3, 09h45)
Sub-14 Feminino
Minas Brasília-DF x Corinthians-SP (CT Morada dos Quero-Queros – Campo 2, 14h)
UDA-AL x Ceará-CE (CT Morada dos Quero-Queros – Campo 4, 14h)
Ferroviária-SP x Internacional-RS (CT Morada dos Quero-Queros – Campo 2, 15h45)
Grêmio-RS x São Paulo (CT Morada dos Quero-Queros – Campo 4, 15h45)
Sub-16 Feminino
Minas Brasília-DF x Sport-CE (CT Hélio Dourado – Campo 2, 14h)
São Paulo-SP x CEFAMA-MA (CT Hélio Dourado – Campo 3, 14h)
Ferroviária-SP x Internacional-RS (CT Hélio Dourado – Campo 2, 15h45)
Corinthians-SP x Grêmio-RS (CT Hélio Dourado – Campo 3, 15h45)
Liga de Desenvolvimento CBF Transforma 2025Créditos: Maxi Franzoi / CBF
