Lucas Veloso, do João Pessoa Espectros, é convocado para a Seleção Mundial sub-19 - SóEsporte
Futebol

Lucas Veloso, do João Pessoa Espectros, é convocado para a Seleção Mundial sub-19

Jogador se juntará a atletas de mais de 20 países para período de treinamento na Flórida em janeiro de 2014.

Pouco mais de 24 horas depois da conquista do tetracampeonato nordestino de Futebol Americano, o João Pessoa Espectros recebeu outra grande notícia: o linebacker Lucas Veloso, de 18 anos, recebeu a confirmação da Federação Internacional de Futebol Americano, IFAF, que foi selecionado para compor a Seleção Mundial de Desenvolvimento, na categoria sub-19.

Agora Lucas participará com os outros selecionados, representando mais de 20 países, de um período de treinamento em janeiro de 2014 na Flórida, Estados Unidos. Os treinamentos serão no principal centro formador de atletas de alto rendimento do mundo, a IMG Academy. Talentos de várias modalidades foram lapidados na academia, como os tenistas Andre Agassi, Maria Sharapova e as irmãs Williams; craques da NBA, como Luol Deng, do Chicago Bulls, que esteve recentemente no Brasil; além de feras do futebol americano, como o quarterback Cam Newton, do Carolina Panthers. No futebol, O Fluminense do Rio de Janeiro acaba de anunciar uma parceria com o local e pretende realizar sua pré-temporada por lá.

Segundo Daniel Condessa, diretor de relações internacionais da Confederação Brasileira, o objetivo da IFAF é selecionar jovens promessas do esporte ao redor do mundo e oferecer o que há de mais moderno no treinamento esportivo voltado ao futebol americano. A ideia é que esses atletas, quando voltarem para seus países, possam agir como multiplicadores, repassando parte do que aprenderam. Em 2014, pela primeira vez também está sendo convocada uma seleção da categoria sub-17.

No período com as Seleções Mundial de Desenvolvimento, Lucas terá a oportunidade de ser treinado por alguns dos melhores técnicos e preparadores físicos  de futebol americano do mundo, que mesmo depois dessa fase de treinamentos continuam avaliando os jogadores durante um ano por meio de ferramentas na Internet.

Lucas, que é irmão de Vitor Veloso, também jogador do Espectros e um dos detaques da Seleção Brasileira adulta, recebeu a notícia com entusiasmo, mas diz que o foco no momento é a participação do Espectros no Brasileiro:

– Fiquei muito feliz. É a primeira vez que um atleta do Espectros vai fazer parte desse programa. Eu espero representar bem a Paraíba e o Brasil lá, mas meu objetivo maior agora é ser Campeão Brasileiro com o Espectros. – comentou.

O João Pessoa Espectros está classificado para a semifinal do Brasileiro e enfrentará o São Paulo Storm no próximo dia 24 de novembro na Arena da Graça, em João Pessoa.

Saber inglês é fundamental

Além da capacidade técnica, os requisitos da Federação Internacional incluem fatores extra-campo, como documentação (todos os indicados devem estar com passaporte e visto americano atualizados) e domínio do inglês, já que todos os treinamentos serão feitos nos Estados Unidos, por alguns dos melhores técnicos americanos e europeus, mas sempre na língua ingesa.

– Muitos dos jogadores que se destacam na equipe mundial de desenvolvimento da IFAF terminam indo para as melhores universidades americanas e alguns têm chegado à NFL, a principal liga profissional dos EUA. Sem dominar o idioma, o atleta não tem chance de competir, mesmo se for bom em campo – contou Gustavo Sousa, ex-professor de inglês e responsável pelo marketing do Espectros – Nesse contexto, o Espectros também se destaca em relação a outros times do país, pois nosso principal patrocinador, o CNA, concede bolsas  aos atletas que queiram estudar inglês – complementou.

 

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.