A Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba (Feap), responsável por cinco categorias de esportes aquáticos, vai realizar uma Assembleia Ordinária Eletiva para a escolha de uma nova mesa diretora. A eleição acontece no sábado (22), na Uniesp, às 09h30. Luciana Rabay está na disputa para o cargo e se torna a primeira mulher a participar da votação concorrendo a presidência.
A mesa vai eleger um novo representante para o quadriênio 2025/29. A Feap, que completa 43 anos em 2025, é formada pelas categorias de natação, natação em águas abertas, nado sincronizado, polo aquático e saltos ornamentais. Os sete clubes e associações das cinco categorias representadas, têm direito ao voto.
Concorrendo ao cargo da mesa diretora, Luciana traçou alguns objetivos que pretende realizar na presidência da entidade. Entre eles, está a modernização do funcionamento da instituição e a otimização da comunicação da Federação, juntamente aos clubes e associações. Além disso, pretende estimular a inserção de mulheres na modalidade e introduzir os esportes aquáticos em todo o estado, impulsionando as práticas esportivas.
Luciana é atleta, administradora e professora universitária. Como esportista, começou nos esportes aquáticos ainda criança, com 5 anos. Durante a sua formação como profissional, participou da delegação da Paraíba e alcançou medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), sendo prata e bronze no nado costas.
Além disso, foi campeã em todos os estilos de natação, entre as regiões Norte e Nordeste. Com 18 anos, foi a primeira estudante universitária da Paraíba a competir nos Estados Unidos. Na época, ela foi convidada para nadar na Universidade de Connecticut.
Por lá, Rabay bateu quatro recordes regionais universitários. Com um histórico de destaque, a professora também é recordista brasileira e sul-americana, com a conquista de um campeonato europeu, ambos na categoria master.
