Campo Grande / MS – A fase semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-15 Masculino – 2ª Divisão será realizada, nesta sexta-feira (dia 28), com duas partidas: Maranhão x Paraíba (19h de Brasília) e Mato Grosso do Sul x Alagoas (21h).
Os vencedores decidem o título no sábado (29), enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar. Os três primeiros colocados garantem vaga na Primeira Divisão, em 2013.
A rodada desta sexta-feira, no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco, em Campo Grande (MS), começa com as disputas do quinto ao oitavo lugares com Bahia x Ceará (15h) e Pará x Rondônia (17h). Os três últimos colocados caem para a Terceira Divisão, em 2013.
Na abertura da terceira rodada, nesta quinta-feira (27), o Ceará levou a melhor sobre Rondônia por 71 a 44 (32 a 21 no primeiro tempo). Com 26 pontos, sete rebotes e três recuperações de bola, o armador cearense Matheus Sousa foi o cestinha e destaque do jogo. O ala Pedro Henrique Portela foi o maior pontuador da equipe rondoniense, com 12 pontos e cinco rebotes. Arbitragem: Robson Sagica (PA), Lazaro Conceição (BA) e Elisângela Silva (PB).
Maranhão e Alagoas entraram em quadra para definir o primeiro lugar do grupo “B”. E com 21 pontos do ala Alderico José Junior, a seleção maranhense ganhou por 72 a 51 (27 a 26) e segue invicta na competição. Outros destaques na vitória do Maranhão foram os pivôs Carlos Vitor Morais (17 pontos e 15 rebotes) e Silvano Araújo (15 pontos e 16 rebotes). O armador Gabriel Moura foi o destaque alagoano, com 18 pontos e seis rebotes. Arbitragem: Eduardo Marques (MS), Carlos Benigno (CE) e Robson Sagica (PA).
Já o confronto entre Paraíba e Pará valeu vaga na semifinal para o ganhador. O time paraibano levou a melhor com 16 pontos de vantagem: 75 a 59 (38 a 34). O cestinha do jogo foi o ala paraense Eliakin Araujo, com 20 pontos, sete rebotes e três recuperações de bola. Destaque também para Matheus Henry com um Duplo-Duplo (17 pontos e 13 rebotes). Pela seleção da Paraíba, o principal pontuador foi o pivô Pedro Henrique Mendes, com 19 pontos e oito rebotes. Arbitragem: Eduardo Marques (MS), Gerson Falcão (MS) e Lázaro Conceição (BA).
A seleção do Mato Grosso do Sul venceu a da Bahia por 68 a 50 (21 a 27) e terminou em primeiro lugar no grupo ‘A’, com seis pontos (três vitórias). Com 19 pontos e sete rebotes, o pivô baiano Guttemberg Soares foi o cestinha da partida. Pelo time sul-mato-grossense, destaque para Vinícius Bispo que assinalou 11 pontos. Arbitragem: Bruno Gonzaga (AL), Gustavo Batista (MA) e Carlos Benigno (CE).
Forma de Disputa
As oito seleções foram divididas em dois grupos de quatro. Na primeira fase jogam entre si dentro de suas respectivas chaves. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a fase semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: A1 x B2 e A2 x B1. Os vencedores disputam o título, enquanto os perdedores decidem o terceiro lugar. Os três primeiros colocados sobem para a Primeira Divisão. Os três últimos colocados descem para a Terceira Divisão, em 2013.
