Um time consagrado contra um rival em franca ascensão. Resumindo, será este o enredo da final da Supercopa 2022 de futebol de cegos, marcada para este sábado (26), às 10h30 (de Brasília), que reunirá a Agafuc, do Rio Grande do Sul, e o Maestro, do Paraná, na quadra de grama sintética do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. O jogo terá transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).
Donos das melhores campanhas da fase classificatória, os rivais encerraram suas participações com vitórias nesta sexta. O Maestro fez um jogo praticamente impecável diante da Apace-PB, atual vice-campeã nacional. Um dos artilheiros do torneio, o ala Tiago Paraná abriu o placar aos oito minutos, após arrancada pelo centro e chute certeiro no ângulo direito do goleiro Matheus Costa. Na etapa final, Guegueu, de pênalti, completou o marcador: 2 a 0.
No segundo confronto da tarde, a Agafuc entrou em quadra já classificada. O técnico Rafael Astrada resolveu, então, mandar uma formação reserva a campo. Começaram jogando o goleiro Matheus Benelli, o fixo Rafael Martins e os alas André Trevisol, Bill e Léo. Perto do fim da etapa inicial, André acertou um chute baixo, no canto esquerdo do goleiro Jairo, e garantiu o 1 a 0. Ao Cedemac, com três derrotas no torneio, restará a disputa do bronze contra a Apace, também no sábado, a partir das 9h.
Vale lembrar que a Agafuc conquistou as três edições da Supercopa realizadas até hoje: 2020, 2019 e 2018. Em 2021, não houve evento por conta da pandemia. Os gaúchos de Canoas são, também, os atuais tetracampeões brasileiros e reúnem uma Seleção do mundo, com Ricardinho, Nonato, Luan, além do argentino Coki Padilla.
O Maestro, praticamente um novato na modalidade, vem crescendo de maneira ambiciosa. Após o título da Série B, em 2019, o clube passou a contratar reforços de peso para o elenco. Ao fim do ano passado, tirou dois atletas justamente da Agafuc: os alas Tiago Paraná e Maurício Dumbo.
No confronto entre os dois na primeira fase, houve empate: 1 a 1. Dumbo abriu o placar a favor dos paranaenses, mas Nonato igualou tudo. A Agafuc ainda teve a chance da virada, mas o próprio Nonato desperdiçou uma cobrança de tiro livre.


















