Neste sábado (31), 210 atletas de 12 países do continente americano disputarão o João Pessoa ITU Triathlon Pan American Cup. A largada acontecerá na praia do Cabo Branco às 7h para a categoria amadora, enquanto a elite sairá às 9h. O percurso terá 1500 metros de natação no mar da praia do Cabo Branco, 40 quilômetros de ciclismo pelas principais avenidas de João Pessoa e termina com 10 quilômetros de corrida.
A delegação da Paraíba que vai participar do João Pessoa ITU Triathlon Pan American Cup será a maior da história numa competição internacional. Ao todo, 38 atletas, entre homens e mulheres, tentarão obter êxito na prova. No feminino, o destaque é Edvânia Maira, enquanto no masculino Jean Jackson e Everton Costa são os mais bem colocados no ranking nacional.
Segundo o presidente da Federação Paraibana de Triathlon, Márcio Miranda, a prova contará pontos para o ranking internacional, servindo de seletiva para os Jogos Olímpicos de Londres, em julho deste ano. “Além de ser uma prova internacional e que está inserida no calendário da Confederação Internacional de Triathlon, será uma espécie de seletiva para as Olimpíadas. A população de João Pessoa poderá ver de perto grandes nomes da modalidade que brilham internacionalmente”, disse o presidente.
Márcio Miranda agradeceu o apoio do Governo do Estado para o evento que, segundo ele, gera grande repercussão. “Mesmo sendo uma prova pan-americana, vários atletas europeus também vão participar, dentre eles o irlandês Conor Muphy e a austríaca Lydia Stubbs. O regulamento não impede que atletas de outros continentes possam participar”, frisou.
O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Fábio Maia, além de destacar a participação do Governo do Estado, convidou a população para conferir de perto um evento esportivo internacional. “O Governo sabe da importância em apoiar eventos de grande porte como este que contra com vários nomes do triathlon internacional. Por isso, é de extrema importância que a população compareça para assistir um esporte que a cada dia vem ganhando novos adeptos no mundo inteiro”, destacou.
O João Pessoa ITU Triathlon Pan American Cup é organizado pela Federação Internacional de Triathlon, Confederação Brasileira e Federação Paraibana, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e da Prefeitura Municipal de João Pessoa.
Sejel
Com vaga nos Jogos Olímpicos de Londres assegurada, de acordo com o site o Povo, o brasileiro Reinaldo Colucci largará a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triatlo Standard, que acontecerá neste sábado, em João Pessoa (PB), com um objetivo: ganhar os 200 pontos na lista da União Internacional de Triatlo (ITU, na sigla em inglês), que a prova dá ao vencedor, pois este campeonato vale também como copa pan-americana. O ranking da ITU é utilizado como critério pela entidade para a formação de suas provas mais importantes, como Copas do Mundo e Campeonato mundial.
– No meu caso, que estou com um calendário mais reduzido, devido a minha pré-classificação antecipada para Londres, esses pontos serão importantes para eu poder participar dos meus próximos objetivos internacionais, que serão no México e nos EUA no mês de maio – disse Colucci, em entrevista para o site oficial da Confederação Brasileira de Triatlo (CBTri).
As provas citadas pelo triatleta são, respectivamente, a Copa do Mundo de Huatulco e o World Triathlon de San Diego.
Mesmo com vôos internacionais e várias vitórias em etapas nacionais no currículo, o atual campeão pan-americano possui apenas um título oficial brasileiro, em 2009. Por isso, segunto o próprio Colucci, chegou a hora de firma-se com mais convicção no solo de seu país.
– É um incentivo a mais tentar conquistar meu segundo título nacional, uma vez que a etapa final será já no mês de abril, na cidade de Brasília, e eu já confirmei presença – completou.
Uma prova do triatlo standard tem distâncias olímpicas, ou seja, de 1,5 quilômetros de natação, 40 de ciclismo e 10 de corrida.