Mais de 900 atletas disputam quatro modalidades no CT Paralímpico
O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), será palco na próxima semana de dois importantes eventos do calendário do esporte adaptado no país. Entre os dias 27 e 29 de outubro, ocorrerão a terceira e última etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação e o Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas. As duas competições têm papéis preparatórios importantes para campeonatos internacionais das respectivas modalidades.
No Circuito, 864 atletas estarão em ação – 501 pelo atletismo, 93 no halterofilismo e 270 na natação. Os atletas das duas últimas modalidades competirão em fase final de preparação para o Mundial Paralímpico da Cidade do México. Após o adiamento dos eventos em decorrência de um terremoto que assolou a capital mexicana, o Brasil será representado por 34 atletas.
O Mundial de Halterofilismo acontecerá entre os dias 2 e 8 de dezembro, no Ginásio Olímpico Juan de la Barrera. Serão 17 brasileiros na disputa – seis na categoria júnior e outros 11 no adulto. Já a natação terá sua versão do Mundial entre os dias 2 e 7 de dezembro, na Piscina Olímpica Francisco Márquez. Dezessete nadadores do Brasil irão compor a equipe nacional na Cidade do México.
A esgrima em cadeira de rodas também terá um fim de ano movimentado. A partir de sexta-feira, 41 esgrimistas disputam o Campeonato Brasileiro – o último evento nacional da modalidade. A competição também será preparatória para os quatro atletas convocados para o Mundial, que acontecerá entre os dias 7 e 12 de novembro, em Roma (Itália). Alex Sandro Souza, Jovane Guissone, Lenilson Oliveira e Moacir Ribeiro compõem a equipe do Brasil. Os critérios de convocação podem ser conferidos aqui.