Com gol de Hélio Paraíba aos 39 do segundo tempo, o Gavião Real garantiu vitória por 1 a 0 e assumiu a liderança momentânea da Terceirona
Em jogo decidido nos minutos finais, o Manaus bateu o Remo pelo placar de 1 a 0, na noite deste sábado (16), no estádio Arena da Amazônia, pela segunda rodada da Série C. O gol que definiu a partida saiu de uma assistência de Junior Palmares para o estreante Hélio Paraíba, aos 39 minutos da etapa final, que cabeceou firme e deu a primeira vitória do Gavião do Norte na atual edição da Terceirona.
Com o resultado, o Manaus sobe para a liderança momentânea da competição, somando quatro pontos em dois jogos. Na sequência, a equipe do técnico Evaristo Piza enfrenta a Aparecidense (GO), no domingo (24), às 15h (horário de Manaus), na Arena da Amazônia. Já o Remo conhece sua primeira derrota no certame, estaciona nos três pontos e tentará a recuperação contra o São José (RS), no sábado (23), às 19h (horário de Brasília), no estádio Baenão, em Belém.
O jogo
No início da partida, o Remo começou esperando as ações ofensivas do Manaus e achando brechas nas laterais. Aos 6, sem marcação, Bruno Alves cruzou com categoria para a grande área, Brenner apareceu testando firme, mas a bola passou por cima do gol de Matheus Inácio. Mesmo com a posse, o Manaus pouco fazia para tentar criar uma oportunidade de gol, enquanto os visitantes seguiam incomodando quando recuperavam a bola. Aos 14, em rápido contra-ataque, Pimpão recebeu pelo lado esquerdo do ataque, o veterano chutou forte e Matheus Inácio fez bem a defesa.
Sendo mais objetivo, aos poucos o Remo foi tomado conta da posse de bola também. Já o Manaus tinha extrema dificuldade em neutralizar as bolas que chegavam ao atacante Brenner, que quase sempre venceu a dupla Claudinho e Paulo Sérgio. Aos 22, em uma das jogadas pela direita, Bruno Alves achou Brenner dentro da área, que chutou forte e Matheus Inácio fez grande defesa e evitou o gol dos visitantes.
Primeira chegada
Quando o Manaus finalmente ofereceu perigo ao sistema defensivo do Remo, o relógio já marcava 37 minutos. Roney escapou pelo lado esquerdo, invadiu a área e chutou cruzado, mas a bola saiu torta e se perdeu pela linha de fundo. Antes do intervalo, ainda deu tempo de Silvano tabelar com Neto Costa na entrada da área, arriscar a finalização de fora, mas sem sucesso.
Segundo tempo
Na volta dos vestiários, parte do roteiro da etapa inicial se repetiu nos primeiros minutos do segundo tempo. A diferença, é que o Remo não conseguiu criar a mesma quantidade de chances que impôs nos 45 minutos iniciais. Para se ter uma ideia, a primeira chance veio surgir apenas aos 17, e com uma perda de gol inacreditável do Leão Azul. Em falha do sistema defensivo do Manaus, o goleiro Matheus Inácio saiu mal para tentar cobrir uma descida do atacante Neto pelo lado direito do ataque paraense. O goleiro acabou chegando atrasado na hora de dividir a bola, ela ficou viva dentro da grande área e, com o gol vazio, Pimpão acabou desperdiçando a chance na hora de cabecear.
Antes dos 30, tanto Piza como Bonamigo já haviam gastado 9 das 10 substituições que ambos somados têm direito. Mesmo assim, os erros de passes e a falta de criação continuou sendo um problema para ambas as equipes. A primeira finalização do Gavião na direção do gol aconteceu aos 38, quando Branquinho achou espaço na entrada da área, chutou forte, mas a bola foi na direção de Vinícius.
Gol de estreante
Quando a partida caminhava para o empate na Arena da Amazônia, o Manaus conseguiu chegar ao gol. O relógio marcava 39, quando o meia Junior Palmares cruzou com jeito para a grande área, o centroavante Hélio Paraíba testou com estilo e venceu o goleiro Vinícius, que pouco pode fazer para evitar o gol. Detalhe neste lance, é que a jogada foi feita toda por atletas que entraram no segundo tempo. No caso do autor do gol, Paraíba fez sua estreia com o manto esmeraldino.
Ficha Técnica
Manaus 1 x 0 Remo (Campeonato Brasileiro – Série C, segunda rodada)
Manaus: Matheus Inácio; Weriton; Claudinho, Paulo Sérgio e Renan Luis; Rayne (Gutierrez), Felipe Baiano (Thiaguinho) e Gilson Alves; Silvano (Branquinho), Roney (Junior Palmares) e Neto Costa (Hélio Paraíba)
Técnico: Evaristo Piza
Remo: Vinícius; Ricardo Luiz, Daniel Felipe, Marlon e Leonan; Anderson Uchôa, Paulo Curuá (Marco Antônio) e Marciel (Felipe Gedoz); Bruno Alves (Neto Norchang), Rodrigo Pimpão (Fernandinho) e Brenner
Técnico: Paulo Bonamigo
Local: Arena da Amazônia
Data: 16 de abril de 2022, sábado
Horário: 18h (de Manaus)
Árbitro: Jonathan Antero Silva (RO)
Gols: Hélio Paraíba (39’, 2ºT) – (MFC)