Marcelo Vilar conquista sexto título por uma equipe paraibana - SóEsporte
Futebol

Marcelo Vilar conquista sexto título por uma equipe paraibana

O cearense Marcelo Vilar Lima e Lopes, ou simplesmente Marcelo Vilar, entrou para a história do futebol paraibano neste domingo (29), quando sagrou-se campeão pela sexta vez, à frente de uma equipe do Estado.

O título de bicampeão foi conquistado pelo Botafogo, clube que comanda desde o final de 2012, após empate em 0×0 com o Campinense. O resultado sem gols foi suficiente para que o Belo levantasse a taça, já que na partida de ida havia vencido por 3×0.

Trajetória campeã

Marcelo é pós-graduado pela Universidade de São Paulo e formado em Educação Física. Antes de trabalhar com futebol, era funcionário público, lotado no Banco do Nordeste do Ceará. Mas, o amor pelo esporte foi suficiente para que ele trocasse a estabilidade de um servidor público para as incertezas, mas gratificantes, idas e vindas do futebol.

Iniciou a carreira de treinador em 1984 em 1996 comandou sua primeira equipe profissional, o Itapipoca-CE. No ano seguinte foi campeão pelo Ceará. Antes de chegar à Paraíba, Vilar obteve títulos importantes como o de campeão da Copa São Paulo de Juniores em 2001, com o extinto Roma Barueri hoje Grêmio Recreativo Barueri.

Sucesso em terras paraibanas

Vilar desembarcou na Paraíba no ano de 2008 para dirigir o Treze, à época fragilizado por não ter se classificado para a final do Paraibano, que teve a Raposa como campeã. Com a missão, quase impossível, de construir uma equipe ‘barata’ e qualificada, Vilar montou o elenco para disputar a recém-criada Copa Paraíba. Nem os mais otimistas apostariam que o time reagiria, mas mesmo assim o clube chegou à decisão, perdendo para o Nacional de Patos.

No ano seguinte, com a base mantida, Vilar levou o clube à decisão do Paraibano, mas não resistiu ao Sousa, ficando com o vice-campeonato. Restava a Copa Paraíba no segundo semestre e, nasci ali, uma trajetória campeã…

Com o time praticamente formado, Marcelo Vilar entrou na competição para tentar resgatar a autoestima do torcedor trezeano. Ele fez mais. Não só conquistou o título de forma invicta, como conseguiu manter a base do time que seria bicampeão do Estado em 2010 e 2011.

O sucesso obtido em terras campinenses despertou o interesse do Botafogo de João Pessoa. A transferência para a Capital foi concretizada o resultado não poderia ter sido melhor. Vilar, agora totalmente familiarizado com as equipes do Estado trouxe de volta para os torcedores do Belo o grito de campeão paraibano, 10 anos depois.

Na sequência, com maior parte do elenco mantido, o treinador foi um dos responsáveis por levar o clube pessoense à sua maior conquista dos últimos anos: o título do Campeonato Brasileiro Série D.

Mas em 2014, o Belo queria mais…e teve. O time conquistou seu 27º título estadual. Este foi ainda o sexto título do técnico Marcelo Vilar desde que chegou ao Estado, sendo: Copa Paraíba (2009), Campeonato Paraibano (2010/2011/2013/2014) e Campeonato Brasileiro Série D (2013).

E o Belo não para

O time da Capital terá ainda mais duas competições este ano. O time volta a campo pela Série C do Campeonato Brasileiro no dia 20 de julho contra o Asa em Arapiraca-AL e dia 23 enfrenta o Santa Cruz, em Recife-PE, pela Copa do Brasil. O clube já tem vaga garantida na Copa do Brasil e Campeonato do Nordeste em 2015.

Imagem: Zenaide Ferreira/Agora Esportes

 

Renata Nunes
tambau247.com.br
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.