Nesta quarta-feira (03), a Paraíba conquistou destaque com quatto atletas lutando na 1° etapa do Gran Prix nacional de judô Paralimpico.
O atleta Willians Araújo (31), representando o Instituto Benjamin Constant/RJ, foi campeão e mantendo o favoritismo como líder do ranking nacional e internacional.
Segundo o treinador dos atletas paraibanos, João Jacinto, o atleta Willians Silva de Araújo é um judoca paralímpico brasileiro. Conquistou a medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2016 no Rio de Janeiro, representando seu país na categoria mais de 100 kg masculino.
Enquanto que Maria Eduarda (18), representando o Instituto dos cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, ficou com a vice colocação, perdendo a final para a líder do ranking nacional Larissa Silva do Pará.
Os atletas Saulo Feliciano (21) e Maria Rocha (21) que representam Instituto de educação e assistência aos cegos do Nordeste da cidade de Campina Grande não conquistaram Medalhas. Mas fizeram ótimos combates, chegando a perder a disputa do bronze.
O evento foi realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo e contou com a presença dos principais atletas da Seleção brasileira de Judô Paralimpica, valendo pontos para ranking nacional.
A Maria Eduarda (Duda) estreante na elite nacional, iniciou sua corrida para tentar vaga para os próximos eventos internacionais.
No próximo domingo, dia 7, ela retornará ao CT em São Paulo para se juntar com a seleção de base para mais uma etapa de treinamento e preparação.
O próximo grande evento nacional Paralimpico será em outubro, também em São Paulo para a última etapa do Grandprix, até lá, nossa judoca estará participando de competições estaduais para judocas regulares, ou seja, que enxergam.