A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), por meio da Secretaria de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral, tem o prazer de enviar aos Sindicatos filiados as informações e as orientações da Campanha Salarial Nacional Unificada dos/as Jornalistas Brasileiros/as, prevista para ocorrer até dezembro de 2025.
A Campanha Salarial Nacional Unificada 2025 é liderada pela FENAJ com a participação dos 31 Sindicatos de Jornalistas filiados. O objetivo é valorizar os jornalistas e garantir melhores condições de trabalho para a categoria. O tema deste ano é “Quem informa o Brasil somos nós. Nossa luta é por direitos e valorização”.
Reforçamos que cada Sindicato acrescentará à pauta as especificidades de cada localidade, construídas a partir dos interesses e demandas da sua base sindical. Além disso, adaptará as propostas de acordo com a realidade local. Para mobilizar localmente, a sugestão é de que o tema também seja adaptado, por exemplo: “Quem informa o AM somos nós”.
No link abaixo, os Sindicatos encontram todos os arquivos iniciais da Campanha, para produção de materiais impressos e digitais, como banner, bloco de anotações, blusa, faixa e artes para redes sociais. Todos os arquivos encontram-se em versões abertas e finalizadas, em JPG, PDF e PSD.
Para dar visibilidade à Campanha, recomendamos aos Sindicatos realizarem:
• Assembleias regionais para definição das pautas salariais
• Debates públicos sobre a valorização do jornalismo
• Dias de luta com mobilização nas portas das empresas e nas redes sociais
• Audiências públicas e tribunas livres em Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas para debater as condições de trabalho da categoria
Por fim, orientamos que os sindicatos filiados informem, por meio do e-mail fenaj@fenaj.org.br, a data de realização do lançamento local da Campanha Salarial e o subsequente calendário de ações. Ao longo de todo o processo de mobilização, a Federação reunirá os sindicatos em plenárias, dias nacionais e regionais de luta, estando ao lado dos Sindicatos neste ano que pretendemos fazer uma mobilização histórica da luta pelos direitos dos e das jornalistas!
