A Sala São Paulo recebeu nesta segunda-feira o Troféu Bola de Prata, o mais tradicional prêmio do futebol brasileiro. Realizado pela ESPN e Revista Placar, a 46ª edição da premiação teve a dupla Dan Stulbach e Dudu Monsanto como mestres de cerimônia.
A seleção Bola de Prata 2015 foi dominada pelos jogadores dos clubes que terminaram o Brasileirão nas três primeiras colocações, Corinthians, Atlético-MG e Grêmio. Com cinco prêmios, os craques corinthianos foram os que mais levaram trofeus para casa.
Gil ganhou como melhor zagueiro, Elias como volante e Renato Augusto e Jadson venceram a categoria dos meias. Destaque para Renato Augusto que ainda ganhou oTrofeu Bola de Ouro, concedido ao melhor jogador da temporada. Para surpresa do craque, o prêmio foi recebido das mãos de Tite, técnico com quem trabalhou na conquista do Brasileirão 2015.
Já o Atlético-MG subiu ao palco com Douglas Santos, melhor lateral esquerdo, Rafael Carioca, também reconhecido como volante, e Lucas Pratto que ganhou o Trofeu Bola de Prata na categoria atacante e fez uma participação via vídeo. Os gremistas também tiveram o atacante Luan premiado, além do goleiro Marcelo Grohe, Rafael Galhardo, como lateral esquerdo, e Pedro Geromel, como zagueiro.
O Santos também teve dois ídolos premiados. Ricardo Oliveira recebeu a Chuteira de Ouro, prêmio para o maior goleador do Brasil na temporada, e também o Trofeu Bola Prata de melhor artilheiro do Campeonato Brasileiro. Já Gabriel Barbosa, o Gabigol, foi eleito por meio de votação popular como o jogador revelação de 2015 e subiu ao palco para receber o prêmio Star-Wars – O Despertar da Força, que tem nome do novo filme da saga da Disney, empresa do Grupo Disney do qual a ESPN também faz parte.
Ao final da cerimônia, Rogério Ceni foi homenageado pelo seu último Campeonato Brasileiro. O goleiro tem o maior número de trofeus do Bola de Prata, com 6 conquistas no total e uma Bola de Ouro vencida em 2008. Para essa homenagem, o técnico Muricy Ramalho, que conquistou o tricampeonato de 2006, 2007 e 2008 com Ceni, foi convocado.
Para avaliar a performance dos jogadores, jornalistas da ESPN e Placar assistem a todas as partidas do Campeonato Brasileiro e atribuem notas de 0 a 10 para cada um.
Confira os vencedores de todas as categorias:
Bola de Ouro – Tite entregou o prêmio:
Renato Augusto – Corinthians
Chuteira de Ouro (Goleador 2015) e Artilheiro (Campeonato Brasileiro) – Amoroso e Washington:
Ricardo Oliveira – Santos
Revelação do Ano – prêmio entregue pela jornalista Marcela Rafael
Gabriel Barbosa (Gabigol) – Santos
Goleiro – prêmio entregue por Zetti
Marcelo Grohe – Grêmio
Laterais – Sorín e Cafú entregaram os prêmios para:
Lateral Direito: Rafael Galhardo – Grêmio
Lateral Esquerdo: Douglas Santos – Atlético-MG
Zagueiros – Fábio Luciano e Mauro Galvão entregaram os prêmios para:
Gil – Corinthians
Pedro Geromel – Grêmio
Volantes – Zé Elias e Arnaldo Ribeiro entregaram os prêmios para:
Elias – Corinthians
Rafael Carioca – Atlético-MG
Meias – Alex, Raí e Djalminha entregaram os prêmios para:
Renato Augusto – Corinthians
Jadson – Corinthians
Atacantes – Marques e Iarley entregaram o prêmio para:
Luan – Grêmio
Lucas Pratto – Atlético-MG
Homenagem a Rogério Ceni feita por Muricy Ramalho


















