Memórias de uma Copa no Brasil - SóEsporte
Colunistas

Memórias de uma Copa no Brasil

‘Memórias de uma Copa no Brasil’, de Francisco Bicudo, reúne histórias de um torcedor apaixonado pela Seleção e estará à venda no Brasil e em Portugal. O lançamento do livro será no dia 13 de dezembro, das 18h às 21h, no bar São Cristóvão (rua Aspicuelta, 533), na Vila Madalena, em São Paulo.

LIVRO DE CRÔNICAS RELEMBRA A COPA DO MUNDO NO BRASIL

‘Memórias de uma Copa no Brasil’, de Francisco Bicudo, reúne histórias de um torcedor apaixonado pela Seleção e estará à venda no Brasil e em Portugal

Apaixonado por futebol e pela Seleção, vivenciando intensamente cada minuto do Mundial, mas sem a pretensão da análise do especialista, o jornalista e professor Francisco Bicudo relata em 35 crônicas os principais acontecimentos que marcaram a Copa do Mundo no Brasil. A obra conta desde a busca desesperada pela compra de ingressos, passando pela pífia participação de Cristiano Ronaldo, a mordida de Suárez, as jogadas inenarráveis do craque Messi até o dia em que todos, ou quase todos os brasileiros, ‘vestiram’ a camisa da Alemanha para torcer contra a arquirrival Argentina.

Tomado pela emoção dos amantes da bola, o livro resume, de uma forma democrática, o sentimento da maioria dos brasileiros durante o Mundial. É assim com o fatídico 8 de julho. Brasil 1 x 7 Alemanha. Bicudo narra como foi assistir a derrocada brasileira ao lado de seus filhos. “Pasmo. Entendi que a dor deles era infinitamente mais dolorida que a minha. Frustração de crianças. Inocências e sonhos sendo arrancados, em minutos. O mundo deles desabando. Terra arrasada. Em seis minutos. Travei minhas emoções. Botei os dois no colo. Carinhos, apertos e abraços. Depois de muito tempo, metade do segundo tempo, consegui finalmente que estivessem mais calmos. Já sem chorar. Elisa ligou, preocupada. Sim, tudo sob controle. Sei lá. Eu continuava mudo. Quando o juiz apitou o final da partida, quem desabou no choro fui eu. Não deu para segurar. Apertei os olhos. Com força. E soltei a tensão. Raiva. Os dois pequenos levantaram do sofá na hora. Passaram as mãos no meu rosto. E me abraçaram. Muito forte. Carinhosamente. Alguns minutos. Choramos juntos”.

A contusão de Neymar que o deixou fora das duas últimas partidas da Copa do Mundo é tema de conversa fictícia entre Felipão e um dos deuses do futebol: “- Felipão, me deixa explicar. – Não tem explicação. Passou do limite. Mudei, passei a ser mais educado. Mas não tem jeito, são só facadas pelas costas. Vou precisar ser de novo o velho Felipão. Você conhece bem meu estilo. Se não gostar, paciência. Azar. O Neymar, che? Não podia ser o Jô? O Fred? Eu até entenderia.”

O autor conta que o livro nasceu quase sem querer. Começou compartilhando no facebook as aventuras e andanças na Copa, desejo de ver, de alguma maneira, os 64 jogos do Mundial. “Os relatos foram muito bem recebidos, começaram a ganhar muitas curtidas, compartilhamentos e comentários. Em determinado momento, muitos leitores começaram a pedir também a publicação, para reunir a memória de todas as histórias. Nasceu o livro”, explica.

Publicado pela Chiado Editora, o livro será lançado no dia 13 de dezembro, das 18h às 21h, no bar São Cristóvão (rua Aspicuelta, 533), na Vila Madalena, em São Paulo, e estará a venda nas principais livrarias do Brasil e de Portugal. Conta com prefácio de Giovanna Dealtry e capa de Cristiano Siqueira.

Sobre Francisco Bicudo

É mestre em Ciências da Comunicação (jornalismo) pela Escola de comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), pós-graduado em Política Internacional pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1996, e graduado em Jornalismo, em 1994, também pela ECA/USP. É autor dos livros ‘Caros Amigos e o resgate da imprensa alternativa no Brasil’, lançado pela editora Annablume, selo ‘Universidade’, em junho de 2004; e ‘Saúde – Exercício da Vida’, lançado pela editora Salesiana, em abril de 2009. Professor universitário há quase quinze anos, mantém o Blog do Chico (www.oblogdochico.blogspot.com).

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.