Messi fecha 2024 com pior número de jogos disputados em quase 20 anos
O craque Lionel Messi faz nesta terça-feira, contra a seleção do Peru, o seu último jogo oficial em 2024, mesmo com o fim de novembro e todo o mês de dezembro pela frente. Ele não jogava tão pouco em um ano desde a sua primeira temporada de fato como profissional do Barcelona.
Argentina e Peru se enfrentam às 21h desta terça-feira, em La Bombonera.
Messi não terá mais compromissos pelo Inter Miami. O time dele foi eliminado da Major League Soccer (MLS), nas quartas de final. E a Argentina não joga mais em 2024. O craque disputou neste ano 33 jogos oficiais, por clube e seleção: marcou 26 gols e deu 15 assistências.
Desses 33 jogos, 25 foram pelo Inter Miami. 2023 teve número pior (14) de partidas pelo time norte-americano, mas vale lembrar que o atacante disputou 22 pelo Paris Saint-Germain na temporada europeia, totalizando 36 por clubes no ano corrido.
É necessário voltar bastante no tempo, mais precisamente na primeira temporada de fato de Messi como jogador do time principal do Barcelona, para encontrar um ano com tão poucos jogos por clube. Em 2005/06, ou seja há quase 20 anos, o craque fez 25 jogos pelo Barça.
- Messi disputou 36 jogos ao longo do ano corrido de 2023: 22 pelo PSG (na segunda metade da temporada 2022/23) e 14 pelo Inter Miami. Ele estreou pelo time principal do Barcelona, mas em outubro de 2004/05.
Ele sofreu várias lesões musculares neste ano, que o tiraram de ação em fevereiro, abril e maio. O pior problema aconteceu na final da Copa América: torsão do tornozelo direito. O craque conquistou em 2024 o título dessa competição e da Supporters’ Shield com o Inter Miami.
Apesar disso, Messi esteve presente em 10 dos 15 jogos da Argentina neste ano e marcou seis gols. Ele completará nesta terça-feira 191 partidas com a seleção, pela qual soma 112 gols.
O primeiro jogo (não oficial) de Messi pelo Inter Miami em 2025 deve ser o amistoso contra o Orlando City, no dia 14 de fevereiro, uma semana antes do início da temporada regular da MLS. Existe grande expectativa pela participação dele no Mundial de Clubes. Para isso, a pré-temporada será fundamental, como o mesmo disse.
Camisa especial contra o Peru
A seleção da Argentina usará neste jogo contra o Peru um novo modelo de sua camisa, produzida pela Adidas, sua fornecedora de material esportivo. O modelo é inspirado na versão usada na Copa do Mundo de 1974 e serve de celebração de 50 anos dessa camisa. A equipe voltará a vestir em 2025 a camisa lançada em março deste ano.