As crianças estão cada vez mais desinteressadas na prática de atividades físicas. O trabalho dos educadores é justamente reverter essa situação. Mas como manter o interesse nas aulas de educação física? Foi pensando nisso que o Instituto Esporte & Educação (IEE), em conjunto com o Centro de Formação Dois Andares, desenvolveu o curso “Metodologia de Projetos na Educação Física Escolar – Motivando os alunos”. Ele será realizado nesta quinta-feira (9), no Dois Andares, no bairro do Morumbi, em São Paulo (SP), entre 19 e 23 horas.
“Muitos são os benefícios dos exercícios físicos praticados com regularidade. E quanto antes começar melhor. A Metodologia de Projetos na Educação Física Escolar aborda como motivar os alunos para que tenham uma vida mais ativa e se tornem adultos mais saudáveis e capazes”, explica Ana Moser, que comanda o Instituto Esporte & Educação (IEE) e o Centro de Formação Dois Andares.
Uma oportunidade de conhecer a Metodologia de Projetos aplicados à vivência escolar, desenvolvida pelo IEE, assim como os métodos de motivação dos alunos nas aulas. O curso será ministrado pelos professores Adriano José Rosseto Junior e Caio Martins Costa, com grande vivência na Educação Física, é voltado para os profissionais da área e conta com apoio de Brazil Foundation, Instituto Aliança Futuro da Criança e Astellas USA Foundation.
O curso “Metodologia de Projetos Na Educação Física Escolar – Motivando os Alunos” traz na sua estrutura um olhar diferenciado da prática educacional. Na educação atual não cabem generalizações, cada escola é única. A prática pedagógica repete as metodologias e ações do passado, levando os alunos à desmotivação e evasão das aulas de educação física. A Metodologia de Projetos é uma proposta que busca alterar esse cenário, organizada por temas de interesse dos alunos, que favorece a análise, interpretação e a crítica, motivando o aprendizado.
Fim de Semana Dois Andares – A prática de exercícios físicos ao ar livre melhora a autoestima, o humor e dá mais motivação profissional. Assim, o Centro de Formação Dois Andares conta também com uma programação de atividades físicas abertas ao público, o “Fim de Semana Dois Andares”, realizado ao longo dos meses em diferentes praças da cidade e na Avenida Paulista.
No domingo (19) o evento será na Avenida Paulista, o “Dois Andares na Paulista”, das 11 às 15 horas. “Queremos levar o movimento a todos, seja no nosso espaço, no Dois Andares, seja ao ar livre”, afirma Ana Moser.
Dois Andares e IEE – Idealizado por Ana Moser, em conjunto com José Elias de Proença – preparador físico da seleção brasileira de vôlei e bicampeão olímpico -, o Centro de Formação Dois Andares tem como objetivo levar o movimento para todos, com ensinamentos nas áreas da Ciência do Movimento, Educação Física, Esporte, Bem estar e Qualidade de vida.
O Dois Andares é mais uma iniciativa que nasceu do Instituto Esporte& Educação (IEE), criado e presidido por Ana Moser, que, em 15 anos, já levou o esporte para mais de 2,5 milhões de crianças e capacitou mais de 30 mil professores e estagiários em todo o país.
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia, e objetiva o desenvolvimento de competências nos jovens. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
O IEE participa da gestão de centros da comunidade em vários locais do Brasil, projeto pioneiro no país, com milhares de participantes e educadores formados pela metodologia que compreende o esporte como ferramenta para o desenvolvimento do processo educativo e para criar a cultura da prática motora.
Os conteúdos são compartilhados em cursos, aulas abertas, palestras e vivências para profissionais de Educação Física e da área de saúde como um todo.
Deborah Mamone