Michelle Ramalho reforça comitiva da CBF em congresso que vai definir sede do Mundial Feminino - SóEsporte
Futebol

Michelle Ramalho reforça comitiva da CBF em congresso que vai definir sede do Mundial Feminino

Michelle Ramalho reforça comitiva da CBF em congresso que vai definir sede do Mundial Feminino

A Fifa decide nesta sexta-feira (17) a sede da próxima Copa do Mundo Feminina, que vai acontecer em 2027. E o Brasil é considerado favorito a ficar com a competição, superando as outras duas candidaturas: a primeira da Concacaf (Estados Unidos e México) e a segunda da Europa (Alemanha, Bélgica e Holanda).

Como não poderia ser diferente, a CBF vai usar de todas as armas que têm direito no congresso que acontece na Tailândia. A primeira delas é colocar na linha de frente a única mulher presidente de uma federação de futebol no Brasil, a paraibana Michelle Ramalho. Com livre trânsito na Fifa e amiga do presidente Gianni Infantino, ela fará parte da comitiva nacional na Ásia.

  • É um momento histórico para o futebol feminino. O Brasil apresentou uma bela proposta de candidatura e tem boas chances de conseguir ser sede do Mundial Feminino. Da parte da CBF, tudo que for possível ser feito para sensibilizar a Fifa será feito. Tenho certeza que trazer essa Copa para o Brasil é um projeto consolidado e um presente para a América do Sul – disse Michelle Ramalho.

A presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) viaja para a Tailândia na tarde desta segunda-feira. O congresso vai reunir todos os filiados à Fifa, com votação simples. O otimismo brasileiro aumentou depois que a própria Fifa divulgou um relatório avaliando as duas principais concorrentes: a do Brasil e a da Europa. Numa escala de pontuação que vai de 1 a 5, o Brasil tirou nota 4. A candidatura europeia atingiu a pontuação de 3,7.

Além de Michelle Ramalho, a comitiva brasileira terá outros nomes importantes do futebol feminino no país, como as das ex-jogadores Formiga (única atleta a disputar sete Copas do Mundo da FIFA) e Aline Pellegrino (vice-campeã mundial em 2027 e atual Coordenadora de Competições Femininas da CBF). A meia Marta, do Orlando Pride, seis vezes vencedora do prêmio The Best Fifa, participou com um vídeo institucional. O desenvolvimento da modalidade na América do Sul também foi usada pela CBF para sustentar a realização de uma Copa do Mundo no Brasil.

A delegação conta ainda com o ministro do Esporte André Fufuca, a atacante Kerolin e as consultoras Valesca Araújo, Jacqueline Barros, Manuela Biz e o consultor Ricardo Trade.

Comitiva do Brasil na Tailândia

A comitiva brasileira na Tailândia deve ter um total de 20 pessoas, entre elas:

André Fufuca | Ministro dos Esportes

Ednaldo Rodrigues | Presidente da CBF

Michelle Ramalho | Presidente da Federação Paraibana de Futebol

Aline Pellegrino | vice-campeã mundial em 2027 e atual Coordenadora de Competições Femininas da CBF)

Kerolin | atacante da Seleção Brasileira

Formiga | ex-jogadores e única atleta a disputar sete Copas do Mundo da FIFA

Valesca Araújo | consultora

Jacqueline Barros | consultora

Manuela Biz | consultora

Ricardo Trade | consultor

A candidatura do Brasil prevê o Mundial disputado entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027, com datas escolhidas para minimizar os extremos de temperaturas de Norte a Sul do país. Trata-se de uma Copa com 32 países e 64 partidas a serem disputadas.

No projeto da candidatura, estão 10 cidades que também abrigaram jogos na Copa masculina há 10 anos: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Manaus, Cuiabá, Brasília e Fortaleza. Ficaram fora apenas Natal e Curitiba. Caso o Brasil vença, a competição está prevista para ser realizada entre 24 de junho e 25 de julho com abertura e final sendo realizadas no Maracanã.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.