O placar final apontou a vitória do Minas por 78 a 77 sobre o São Paulo, em Belo Horizonte. O Minas é campeão da Copa Super 8 de Basquete. Os minas-tenistas bateram o São Paulo por 78 a 77 a tarde deste sábado, em casa, na Arena Minas Tênis Clube, em BH, e conquistaram o primeiro título nacional da história do basquete do clube mineiro.
Como resultado, garantiu vaga à próxima edição da Champions League Americas, principal competição da América Latina.
O destaque da equipe minastenista no jogo do título foi Gui Deodato, cestinha do confronto com 25 pontos, sendo nada menos que cinco bolas de três.
Dono da casa, o Minas começou muito de forma avassaladora no primeiro quarto, fazendo 32 a 14. No começo da segunda parcial, o Minas chegou a ampliar a vantagem para 19 pontos. Entrentanto, após muitos erros, a equipe passou por um ‘apagão’ e permitiu a reação do São Paulo, que acabou vencendo o quarto por 22 a 18.
Na volta do intervalo, o jogo voltou a ficar equilibrado, mas as equipes, demonstrando muito nervosismo, abusaram das faltas. Foram sete do Minas e seis do São Paulo. A terceira parcial terminou empatada em 20 a 20.
Com a vantagem construída na primeira parcial, o Minas tentou ‘administrar’ o jogo até o final. E foi aí que quase se perdeu. O São Paulo mudou a marcação, cresceu de produção e foi muito superior ao Minas. Empatou o placar quando faltavam dois minutos para o término do jogo e virou quando faltavam apenas 46 segundos.
Quando tudo indicava que o Minas deixaria a vitória escapar, o Minas conseguiu a vitória nos últimos segundos, com uma cesta decisiva de Gui Santos. Festa dentro da quadra e nas arquibancadas.
As duas equipes já haviam se enfrentado recentemente: no dia 4 de janeiro, pela 11ª semana da fase classificatória do NBB (Novo Basquete Brasil), o São Paulo, atual campeão paulista, havia vencido em seus domínios por 91 a 87.
Nas fases anteriores, o Minas havia passado pelo Unifacisa nas quartas de final e pelo Flamengo na semifinal. A equipe carioca era a última campeã da Copa Super 8.
