Morre aos 88 anos Robson Gracie, lenda do jiu-jítsu
Morreu na noite de sexta-feira (28), no Rio de Janeiro, Robson Gracie, aos 88 anos. A notícia do falecimento do Grande Mestre de jiu-jítsu foi confirmada por Kyra Gracie, neta do ex-lutador, através de suas redes sociais. A causa da morte ainda não é conhecida.
Robson foi um dos grandes expoentes da família Gracie e um dos maiores defensores e divulgadores do jiu-jítsu. Ele nasceu em 1935 e foi o segundo filho de Carlos Gracie, patriarca da família. Nos anos 1950, seguiu os passos do tio Hélio Gracie e do irmão Carlson e estreou no Vale-Tudo, com vitória sobre Artur Emídio. Mais tarde, venceria também Valdo Santana, irmão de Valdemar Santana, arquirrival de Hélio e Carlson.
Em vida, Robson recebeu a faixa vermelha de jiu-jítsu, nono e mais alto grau da modalidade.
Robson também teve notório envolvimento na política. Sua notoriedade no jiu-jítsu o levou a ser contratado como guarda-costas de Leonel Brizola, à época deputado federal do estado da Guanabara e cunhado do então presidente João Goulart. Após o golpe militar de 1964, foi preso por 64 dias e torturado, até ser liberado por intervenção de seu tio Hélio.
Mais tarde, na década de 1980, durante o primeiro mandato de Brizola como governador do Rio de Janeiro, Robson assumiu a presidência da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (SUDERJ). Neste período, promoveu o retorno dos eventos de Vale-Tudo ao estado, incluindo a lendária revanche entre Rickson Gracie e Rei Zulu no Maracanãzinho. Na mesma década, assumiu a presidência da Federação de Jiu-Jítsu do Rio de Janeiro (FJJ-Rio).
[10:56, 29/04/2023] +55 83 8865-6487: Brasil cai no grupo da Espanha, atual campeã, na Copa do Mundo de basquete
O Brasil terá pela frente os espanhóis, atuais campeões mundiais, logo na primeira fase da Copa do Mundo masculina de basquete. A Fiba sorteou na manhã deste sábado, em Manila, nas Filipinas, os grupos da competição que começa em 25 de agosto e vai até 10 de setembro. Serão três sedes: Manila, nas Filipinas; Okinawa, no Japão; e Jacarta, na Indonésia, onde será o grupo brasileiro.
O Brasil está no grupo G, com Espanha, Irã e Costa do Marfim. Na segunda fase o Brasil cruza com o grupo H, que tem França (atual vice-campeã olímpica e bronze no último Mundial), Canadá, Letônia e Líbano.
A Espanha foi campeã mundial em 2006 e 2019, última edição do torneio. O Brasil também é bicampeão mundial (1959 e 1963) e único país a participar de todas as edições do torneio (18 vezes). Atualmente, a Espanha lidera o ranking mundial, o Brasil é o 13º, o Irã está na 22ª posição (melhor asiático) e a Costa do Marfim, 42ª.
O basquete mundial é nivelado por cima, com uma competitividade altíssima e com uma quantidade grande de equipes que podem ganhar ou perder para qualquer um em um dia bom ou ruim. Isso torna qualquer resultado do sorteio um desafio para nós e para todos. O que podemos fazer é focar no que controlamos. Ter uma grande preparação para representar o Brasil da melhor forma possível e buscar nossos objetivos – disse o técnico da seleção brasileira, Gustavo De Conti, antes do sorteio deste sábado.
A FIBA dividiu os países em potes de acordo com o último ranking mundial. O Brasil ficou no pote 3, com Alemanha, Grécia e Itália. O sorteio respeitou questões geográficas também, além do ranking. Por isso, não era possível ter dois países das Américas, África, Ásia e Oceania no mesmo grupo. E só era possível dois europeus em cada grupo. Abaixo, é possível entender melhor o sistema de sorteio deste sábado.
Os dois melhores times de cada grupo avançam para a segunda fase, carregando os resultados obtidos na fase inicial e cruzando com outros dois classificados de outro grupo. Ao final da segunda fase, dois times vão às quartas de final.
Para garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 por meio da Copa do Mundo deste ano, o Brasil precisa ter ao menos a segunda melhor campanha das Américas no torneio. Além do país, jogam a competição pelo continente: EUA, Canada, México, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.