Olímpicos do Rio de Janeiro. O técnico Morten Soubak definiu as 14 jogadoras convocadas e mais uma que irá treinar junto com o grupo, mas não entrará na Vila Olímpica.
O grande objetivo da equipe é conquistar a primeira medalha olímpica da modalidade. Após o sexto lugar em Londres e o título mundial na Sérvia em 2013, o grupo ainda mais maduro tem grandes chances, apesar de fazer parte da chave mais complicada do campeonato.
O treinador, que trabalhou com um grupo de 18 atletas na última fase de treinamentos finalizada no último domingo (3), optou por um elenco bastante experiente, mas confessa que teve trabalho para tomar a decisão. “Foi extremamente difícil. O nível de todas elas estava praticamente igual e levar apenas 14 para uma competição tão importante é bem complicado. Tenho que dar meus parabéns para quem ficou e lamento muito por aquelas que não irão. Espero que essas sigam trabalhando forte para os próximos campeonatos”, resumiu.
Das convocadas, apenas três não estiveram em Londres-2012: a goleira Babi, a central Franciele e a pivô Tamires. A 15ª atleta, que irá treinar com o grupo, será a armadora esquerda Juliana Malta. Morten afirma que a decisão levou em consideração o perfil de cada uma primeiramente dentro do grupo e, depois, diante dos adversários que o Brasil terá pela frente. “Primeiro pensei no nosso próprio jogo. Também analisamos visando os adversários, mas o mais importante é o perfil que cada uma delas representa no grupo”, acrescentou.
Nos Jogos Olímpicos, o Brasil irá enfrentar a Noruega na estreia no dia 6 de agosto, a Romênia na segunda rodada, a Espanha na sequência, Angola no quarto dia e Montenegro para fechar a primeira fase. As quartas de final estão marcadas para o dia 16 de agosto, as semifinais para o dia 18 e as finais para o dia 20.
Seleção feminina olímpica
Goleiras – Bárbara Arenhart (Vaci NKSE-Hungria) e Mayssa Pessoa (WHC Vardar-Macedônia).
Armadoras – Deonise Fachinello (HC Odense-Dinamarca), Eduarda Amorim (Gyor Audi ETO-Hungria), Juliana Malta (MKS Zaglebie Lubin-Polônia) e Mayara Moura (EC Pinheiros-SP).
Centrais – Ana Paula Rodrigues Belo (Bucarest-Romênia) e Franciele Gomes da Rocha (Vegus/Guarulhos-SP).
Pontas – Alexandra Nascimento (Vaci NKSE-Hungria), Fernanda França (Bietgheim-Alemanha), Jéssica Quintino (HC Odense-Dinamarca) e Samira Rocha (OGC Nice-França).
Pivôs – Daniela Piedade (Fehervar FKC-Hungria), Fabiana Diniz ‘Dara’ (Bietgheim-Alemanha) e Tamires Morena Araújo (Gyor Audi ETO-Hungria).