Sete dos 32 brasileiros inscritos no Campeonato competem já na rodada de inauguração, no sábado 10, no 14º Mundial de Atletismo, que será disputado até o dia 18, no Estádio Olímpico de Moscou, na Rússia.
A primeira a competir é a gaúcha Fernanda Borges, campeã sul-americana, na prova de qualificação do lançamento de disco, a partir das 02 horas da madrugada de sábado, no horário de Brasília (09 horas da manhã, em Moscou).
Algumas das atrações da delegação brasileira estão no salto com vara, que pela primeira vez na história participa com três atletas no masculino, na prova de qualificação: Thiago Braz, campeão mundial de juvenis e recordista sul-americano com 5,83 m, Augusto Dutra e João Gabriel Souza – a prova começa às 03:15, de Brasília.
“Estou animado com as marcas deste ano, mas também sou realista, quase todos os concorrentes são mais experientes”, disse Thiago Braz, no saguão do Hotel Cosmos, após voltar dos treinos.
Na primeira fase dos 800 m, Kleberson Davide compete a partir das 04:20. Na parte da tarde, Joelma das Neves participa da preliminar dos 400 m, a partir das 11:05 de Brasília (18:05, hora local).
Outro brasileiro no Estádio Olímpico será Carlos Chinin, recordista sul-americano do decatlo. O atleta estreia às 02:35 no horário de Brasília nos 100 m. Depois disputa o salto em distância, o arremesso do peso, o salto em altura e os 400 m. As últimas cinco provas serão no domingo. “Estou bem, tenho treinado bem e estou confiante”, falou Chinin.
Os atletas que viajam são os seguintes: Aldemir Gomes (200 m) Anderson Henriques (400 m – 4×400 m): Kleberson Davide (800 m) Hugo Balduíno de Sousa, Pedro Luiz Burmann, Wagner Francisco Cardoso, Jonathan Henrique da Silva (os quatro no 4×400 m) Jefferson Sabino (salto triplo) Ronald Julião (lançamento do disco) Caio Bonfim (20 km marcha) Mário José dos Santos Júnior (50 km marcha) Joelma Sousa (400 m) Rosângela Santos (4×100 m) Geisa Arcanjo (arremesso do peso) Fernanda Borges (lançamento do disco) e Jucilene Sales de Lima (lançamento do dardo).
A previsão de chegada da equipe a Moscou é para o início da madrugada de sábado 3, no horário local (diferença de 7 horas em relação ao horário de Brasília).
Na tarde de sexta-feira 2, está prevista a chegada de outro grupo de atletas, que já na Europa participando do Camping Caixa de Treinamento e Competições, formado por Ana Cláudia Lemos Franciela Krasucki (as duas nos 100 m – 200 m – 4×100 m), Evelyn Carolina dos Santos, Vanda Gomes (as duas no 4×100 m), Fabiana Murer, Karla Rosa da Silva (as duas no salto com vara), Bruno Lins (200 m), Thiago Braz, Augusto Dutra, João Gabriel Santos Sousa (os três no salto com vara) e Carlos Chinin (decatlo).
Já Mauro Vinícius da Silva, o Duda (distância) e Keila Costa (triplo) são aguardados no fim da madrugada de sábado na capital russa, procedentes de Lisboa. Mahau Suguimati (400 m com barreiras) e Solonei Rocha da Silva (maratona) têm desembarque previsto em Moscou no dia 9, enquanto Paulo Roberto de Almeida Paula (maratona) tem chegada marcada para o dia 12.
“O Brasil vai com os atletas que alcançaram os índices internacionais, apoiados por uma equipe multidisciplinar”, disse o presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho. “A CBAt agradece a CAIXA, nossa patrocinadora, ao Ministério do Esporte e ao COB pelo apoio na preparação da equipe”, concluiu Toninho.
![](https://soesporte.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Logo-320x91-1.png)