
Com o resultado, o Brasil ficou em primeiro lugar do Grupo C da competição, com três pontos. A Venezuela, que venceu a Colômbia por 1 a 0, está em segundo. A equipe comandada pelo técnico Dunga volta a campo na próxima quarta-feira, contra a Colômbia, em Santiago.
Jogo eletrizante
O primeiro tempo foi muito equilibrado. Aos dois minutos de partida, Cueva aproveitou a oportunidade que teve e abriu o placar para o Peru. Dois minutos depois, Daniel Alves cruzou na medida para Neymar subir livre da marcação e marcar de cabeça para o Brasil: 1 a 1.
A partida seguiu movimentada. Fred e Neymar quase viraram para a Seleção. Na primeira tentativa, o camisa 10 serviu o meia – substituto do machucado Philippe Coutinho, que chutou cruzado e quase marcou. Depois, Neymar bateu rasteiro na saída do goleiro Gallese, mas o zagueiro Zambrano estava na jogada e evitou o segundo gol brasileiro. Na sequência, Cueva arriscou de fora da área e Jefferson fez uma bela defesa. As duas equipes ainda tiveram outras oportunidades de gol, mas foram para o intervalo sem modificar o marcador.
O segundo tempo não foi tão emocionante, mas as melhores chances foram da Seleção Brasileira. No início, Neymar mandou um foguete na trave do goleiro peruano. Depois, Daniel Alves chutou cruzado e a defesa adversária tirou. Na sobra, Willian também soltou uma bomba. Mais uma vez, gol salvo pelo zagueiro Zambrano.
A primeira substituição de Dunga foi colocar Douglas Costa no lugar de Diego Tardelli. O camisa 7 quase virou para o Brasil após Neymar puxar contra-ataque e encontrá-lo. No entanto, o chute do meia foi para fora.
Nos acréscimos, o triunfo. Arracanda de Neymar e Douglas Costa recebeu livre para sacramentar a vitória do Brasil na estreia da Copa América: 2 a 1.
Brasil: Jefferson, Daniel Alves, Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Fernandinho, Elias, Fred (Roberto Firmino) e Willian (Everton Ribeiro); Neymar e Diego Tardelli (Douglas Costa).
Peru: Pedro Gallese, Advíncula, Zambrano, Ascues e Juan Vargas (Yotún); Ballón, Lobatón, Joel Sánchez e Cueva (Reyna); Farfán (Carrillo) e Paolo Guerrero
Convocado pela primeira vez por Dunga, o atacante Douglas Costa mostrou que o técnico estava certo em colocar o seu nome na lista para a Copa América. Ele correu o tempo inteiro e marcou o gol da vitória da Seleção Brasileira sobre o Peru por 2 a 1, em Temuco.
Douglas entrou aos 21 minutos da etapa final, no lugar de Diego Tardelli. Tentou algumas jogadas pelo lado direito e se movimentou para receber a bola ou abrir espaço para infiltrações dos companheiros de time.
Aos 29, a primeira amostra de que a troca de passes com Neymar poderia render algo positivo para o Brasil. O camisa 10 arrancou com tudo, deixou os zagueiros para trás e mandou até Douglas Costa, que chutou para fora.
Dez minutos depois, Douglas Costa recebeu bola na corrida e estava pronto para concluir, mas o goleiro peruano Gallese chegou antes e impediu.
Praticamente na última chance brasileira, aos 47 minutos, Neymar avançou pelo lado esquerdo e deu lindo passe, que cruzou a área e encontrou Douglas Costa. Ele bateu com precisão e desempatou para o Brasil. Alívio e três pontos na conta.
– É importante iniciar ganhando por causa dos três pontos. Estamos acostumados a jogar em circunstâncias de pressão e não nos abatemos com o gol deles, logo no início do jogo. Conseguimos reverter o placar e sair com a vitória – afirmou o pé-quente Douglas.
