A NBA (National Basketball Association) e a FIBA (Federação Internacional de Basquete) anunciaram nesta sexta-feira, dia 29, que 53 jovens atletas (de ambos os sexos) de 27 países vão viajar para Toronto para a segunda edição anual do camp global ‘Basquete Sem Fronteiras’ (Basketball Without Borders / BWB). O BWB será realizado entre os dias 12 e 14 de fevereiro, no Mattamy Athletic Centre como parte da programação oficial do All-Star 2016, que pela primeira vez acontece fora dos Estados Unidos, e a Nike será parceira oficial.
Os adolescentes participantes, que virão de África, Américas, Ásia e Europa, terão a oportunidade de aprender com jogadores e técnicos da NBA e da FIBA, incluindo o chinês Yao Ming, ‘Lenda’ da NBA, e ‘ex-campistas’ como o brasileiro Bruno Caboclo (Toronto Raptors / BWB Américas 2013), o italiano Danilo Gallinari (Denver Nuggets / BWB Europa 2003) e o venezuelano Greivis Vasquez (Milwaukee Bucks / BWB Américas 2004).
Yao, Caboclo, Gallinari e Vasquez estarão ao lado de Bismarck Biyombo (Toronto Raptors / República do Congo), Jeremy Lamb (Charlotte Hornets / EUA e Natalie Achonwa (Indiana Fever / Canadá), da WNBA, além dos ex-jogadores da NBA Zarko Cabarkapa (Sérvia), Pat Garrity (EUA), Randy Livingston (EUA), Vladimir Radmanovic (Sérvia) e Jerry Stackhouse (EUA), assim como alguns jogadores ‘convocados’ para o BBVA Compass Rising Stars Challenge (partida que reúne calouros e ‘segundo-anistas’ da temporada da NBA).
– O BWB global é uma grande oportunidade para esses meninos e meninas de aprender direto com jogadores e técnicos, sendo que muitos deles estiveram envolvidos com o programa por muitos anos – disse Brooks Meek, vice-presidente de Operações Internacionais de Basquete. – O camp continue ensinando valores como liderança, trabalho em equipe e respeito, e como isso se aplica dentro e fora de quadra. Gostaria de agradecer aos nossos parceiros FIBA, Nike e Fusionetics, por nos ajudarem a realizar esse acampamento.
– Esse segundo camp global do ‘Basquete Sem Fronteiras’ é uma fantástica iniciativa da NBA e da FIBA e oferece uma oportunidade única de reunir a juventude do basquete mundial – comentou Patrick Hunt, presidente da Associação Mundial de Treinadores de Basquete (WABC). – Os jogadores e os técnicos vão trabalhar com os jovens para elevar suas habilidades, moldar seus caráteres e ensinar valores que podem ajudá-los a alcançar o sucesso na vida e em nosso maravilhoso esporte.
Assistentes-técnicos da NBA, Chris Finch (Houston Rockets), Bryan Gates (Minnesota Timberwolves / Canadá), Jama Mahlalela (Toronto Raptors) e Nick Nurse (Toronto Raptors) serão os técnicos do evento. Gersson Rosas (Houston Rockets), Marin Sedlacek (Philadelphia 76ers), Masai Ujiri (Toronto Raptors) e Patrick Hunt serão os diretores do acampamento. O brasileiro Alessandro Oliveira (Brooklyn Nets) será o fisioterapeuta do evento.
Jogadores e técnicos vão comandar os campistas em uma série de atividades dentro e fora de quadra, incluindo exercícios para melhora de movimentos, desenvolvimento de qualidades, arremessos e desafios de habilidades, jogos de 5 contra 5, e seminários diários sobre temas como saúde, trabalho em equipe, liderança e comunicação. Um garoto e uma menina serão eleitos ‘Melhores Jogadores’ no fim do camp, após os trabalhos no fim de semana.
Os participantes do camp vão assistir aos principais eventos do NBA All-Star Weekend, inclusive ao 65º NBA All-Star Game, no Air Canada Centre.
Nike, parceira do BWB desde 2002, vai vestir os campistas e técnicos com vestuários e calçados da marca. A Fusionetics, um sistema desenvolvido para auxiliar os atletas em aprimorar movimentos, performance e também na recuperação, com o objetivo de diminuir os riscos de lesão, oferecendo telas com demonstração de eficiência nos movimentos e informações específicas sobre velocidade, agilidade e força dos 53 jovens participantes.
A NBA e a FIBA organizaram o primeiro camp global ‘Basquete Sem Fronteiras’ durante o NBA All-Star 2015, em Nova York, tornando-se uma tradição do evento. O BWB, programa de desenvolvimento de basquete mundial de NBA e FIBA, já reuniu mais de 2.400 participantes de 130 países e territórios desde 2001, sendo que 37 campistas foram draftados pela NBA. Vinte e um ex-participantes do BWB estavam inscritos na primeira rodada da temporada 2015-2016 da NBA.
O primeiro BWB foi realizado na Europa, em julho de 2001. Vlade Divac, do Los Angeles Lakers, e Toni Kukoc, do Milwaukee Bucks, estiveram ao lado de outros cinco jogadores de FIBA/NBA e ex-atletas da seleção da Iugoslávia, para trabalhar com 50 crianças de Bósnia e Herzegovina, Croácia, Macedônia, Eslovênia e Sérvia e Montenegro, no centro de esportes La Ghirada, em Treviso (Itália). A NBA e a FIBA organizaram 44 edições do BWB em 25 cidades de 21 países em cinco continentes. O Brasil recebeu três edições do ‘Basquete Sem Fronteiras’: 2011 (Rio de Janeiro), 2007 (São Paulo) e 2004 (Rio de Janeiro). Mais de 200 jogadores e ex-jogadores da NBA, da WNBA e da FIBA participaram ao lado de cerca de 160 profissionais de todas as 30 equipes da NBA, dando apoio ao BWB pelo mundo.
Abaixo a lista completa dos atletas participantes do segundo camp anual global ‘Basquete Sem Fronteiras’:
LISTA FEMININA
Último Nome Primeiro Nome País
Antonio Joana Domingos Angola
Amihere Laeticia Canadá
Becker Niyah Canadá
Brewer Mikaela Canadá
Jerome Alyssa Canadá
Shand Kyla Canadá
Veloso Silvia Moçambique
Akinbode Onome Nigéria
Ciss Ndeye Fatou Senegal
Nyatlo Ipeleng África do Sul
LISTA MASCULINA
Último Nome Primeiro Nome País
Manuel Valdir Angola
Corvalan Facundo Argentina
Vaulet Santiago Argentina
Froling Harry Austrália
Maker Thon Austrália
Maker Matur Austrália
McDowell-White William Austrália
Ayton DeAndre Bahamas
Gegic Amar Bósnia e Herzegovina
Dos Anjos Felipe Brasil / Real Madrid (ESP)
Galvanini Gabriel Brasil / Bauru (SP)
Alexander Shai Canadá
Kigab Abu Canadá
Longpre Anthony Canadá
Wigginton Lindell Canadá
Bai Hao Tian China
Fan Ziming China
Wang Yi Bo China
Kao Kuo-hao Taiwan
Mensia Hernandez Yoanki Cuba
Thamba Florent Grace Congo
Elsheik Omar Egito
Hamed Omar Egito
Maxhuni Edon Finlândia
Cortale Olivier França
Ntilikina Frank França
Freudenberg Richard Alemanha
Hartenstein Isaiah Alemanha
Shah-Ravesh Amir Reza Irã
Rui Hachimura Japão
Kulboka Arnoldas Lituânia
Sedekerskis Tadas Lituânia
Edoka Awulu Stephen Nigéria
Gueye Makhtar Senegal
Seydi Sidi Abdel Hady Senegal
Aranitovic Aleksandar Sérvia
Glisic Milos Sérvia
Simanic Borisa Sérvia
Martinez Eric Espanha
Jannedi M. Abdel Kader Tunísia
Rassil Modamed Adam Tunísia
Yurtseven Omer Turquia
Da Costa Agustin Uruguai
Comunicação NBA Brasil
Samy Vaisman
